“Enem dos concursos públicos” é debatido em Assembleia Geral do Fonacate

Foto: Fonacate

Na Assembleia Geral do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), realizada nesta terça-feira (10), as entidades afiliadas debateram pautas importantes para o funcionalismo, como o “Enem dos Concursos”.

Anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) no mês de setembro, o “Enem dos concursos públicos” foi o tema mais polêmico da pauta.

A ideia, segundo o MGI, é ter um processo unificado para seleção de servidores, no qual os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.

A preocupação das entidades afiliadas ao Fonacate é que não está claro como será feita a etapa classificatória no caso de cargos que requerem de formação específica, detenham atribuições complexas e prerrogativas legais, como citaram os presidentes do Sinait (auditor fiscal do trabalho), do Anffa Sindical (auditores fiscais federais agropecuários) e o SindPFA (peritos federais agrários).

“A forma como será feita essa seleção para uma carreira que exige um conhecimento específico não está claro na sugestão apresentada pelo governo”, destacou Bob Machado, presidente do Sinait.

Para Rudinei Marques, presidente do Fonacate, “não houve debate sobre o tema, e a decisão do governo foi tomada de forma açodada”. Porém, o Fórum segue acompanhando os órgãos que estão aderindo ao projeto e disposto a apresentar sugestões de melhorias ao MGI, assim que ficar mais claro como funcionará essa nova seleção.

Fonte: Fonacate