Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Nota de Repúdio - Nota Técnica nº 60/2017/DSA/MAPA/SDA/MAPA

 

 

Nota Técnica nº 60/2017/DSA/MAPA/SDA/MAPA

 

 

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) repudia a Nota Técnica nº 60/2017/DSA/MAPA/SDA/MAPA, assinada pelo Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) e Delegado do Brasil perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Guilherme Henrique Figueiredo Marques.

A nota, que está indevidamente sob sigilo, aponta a possibilidade de a inspeção de produtos de origem animal ser realizada por profissionais terceirizados e sugere alterações na legislação para que isso ocorra.

A nota é uma peça que beneficia exclusivamente setores que não têm compromisso com a segurança alimentar e com a balança comercial do país.

Ao fazer uma análise comparada da legislação da inspeção de produtos de origem animal o autor não leva em consideração a complexidade e as dimensões do País, confrontando realidades sanitárias muito diversas das que encontramos no Brasil. O autor não informa que os organismos delegados citados na nota não significam necessariamente órgãos privados, deixando espaço para interpretações equivocadas.

Ademais, a Legislação Brasileira determina que a inspeção de produtos de origem animal deve ser realizada por servidores de carreira. Qualquer alteração neste ponto é inconstitucional e já há decisão do Tribunal Superior do Trabalho que corrobora com esta tese.

A nota também não informa que grande parte dos países importadores da carne brasileira não admite que a fiscalização seja realizada por profissionais que não sejam servidores públicos. Estados Unidos e a própria União Europeia, de onde ele retira parte da legislação comparada, são exemplos.

Diante do exposto, só podemos concluir que o Diretor do DSA e Delegado do Brasil perante a OIE agiu por interesses contrários à categoria e à sociedade brasileira.

O Anffa Sindical reitera seu compromisso com a saúde alimentar do brasileiro e dos consumidores que importam os nossos produtos, que é da mais alta qualidade e responde aos mais rigorosos controles de fiscalização, mundialmente reconhecidos.  

 

 

Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários

ANFFA Sindical

 
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548