Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Projeto endurece pena para quem ameaçar funcionário público em cargo de fiscalização

Anúncio foi feito em sessão solene em homenagem aos auditores scais federais agropecuários. A necessidade de mais auditores foi salientada

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE) apresentou na última segunda-feira, dia 1º, um projeto de lei para evitar que funcionários públicos em cargo de fiscalização e seus familiares sejam intimidados em razão de suas atividades prossionais. O anúncio foi feito durante sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, alusiva ao Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, comemorado no último domingo, 30 de junho.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA), também durante a sessão, salientou a importância de mais auditores para garantir a expansão da exportação dos produtos agropecuários brasileiros. O PL torna mais rigorosa a pena para quem ameaçar servidores públicos que atuam em scalizações ou seus familiares e surgiu, segundo Roberto Pessoa, depois que o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Maurício Porto, relatou um crescimento do número de casos de ameaças de Aas e de seus familiares em decorrência da atuação destes prossionais.

"O trabalho dos fiscais é de suma importância, e dos auditores fiscais federais agropecuários especialmente. São prossionais indispensáveis para a segurança alimentar do brasileiro e para a ampliação do nosso mercado exportador. Não podem ser constrangidos de maneira nenhuma", afirmou o deputado durante a solenidade. 

Hildo Rocha lembrou a importância do trabalho dos Affas para a exportação dos produtos agropecuários. "O volume de exportações do Brasil tem crescido de maneira consistente, e mais exportação é sinônimo de qualidade, e qualidade é garantida com
fiscalização", disse. O deputado lembrou, no entanto, que o país vive, agora, um paradoxo. "Precisamos crescer em exportações. A agropecuária brasileira tem espaço para crescimento, mas só há exportação com auditores fiscais federais agropecuários e há falta de pessoal para desempenhar essa tarefa. É um paradoxo", disse.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Leal, também destacou a falta de pessoal para desempenhar as atribuições dos Affas. "Nós estamos pedindo que sejam convocados 150 médicos veterinários aprovados no último concurso do Ministério e que estão no cadastro de reserva. Também estamos pedindo a realização de um novo concurso, para as demais profissões que compõem a carreira" continuou.

O Anffa Sindical sempre contou com o apoio do Congresso para suas demandas. "Em 2000 havíamos perdido a interlocução com o Mapa, mas encontramos aqui, no Legislativo brasileiro, apoio para as nossas demandas e com isso conseguimos instituir a carreira de auditor fiscal federal agropecuário e várias outras conquistas desde então", contou o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

Porto fez um breve histórico do surgimento da carreira, lembrando as diversas áreas em que os auditores atuam e agradeceu ao deputado Roberto Pessoa pela iniciativa do PL.

"Atuamos nos rigores da lei e é fundamental proteger a segurança do servidor que garante que o alimento saia do campo e chegue na casa dos brasileiros nas condições ideais para manutenção da qualidade de vida e saúde da população" concluiu.
 


 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548