20
Sex, Out

Mobilização

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) de diversos estados brasileiros realizaram, na tarde desta quinta-feira (05/10), distribuição de alimentos à população, em frente à sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília. No total, foram distribuídas oito toneladas de frango e arroz a centenas de pessoas que formavam uma fila gigantesca no gramado em frente ao Ministério.

O objetivo do ato, organizado pela Delegacia do Anffa Sindical no Distrito Federal (DS-DF) e pelo Comando Nacional de Mobilização (CNM), foi alertar a sociedade para o descaso do Governo e do MAPA com a fiscalização agropecuária e segurança alimentar brasileira.

É o segundo protesto dos servidores contra a privatização das atividades do MAPA, motivados pelas recentes propostas apresentadas por consultoria contratada pelo MAPA para reestruturação da Secretária de Defesa Agropecuária (SDA). Uma manifestação no dia 27/09 já havia pedido a saída do ministro da Agricultura Blairo Maggi e do secretário executivo do MAPA, Eumar Roberto Novacki.

“A quem interessa que as atividades de fiscalização agropecuária sejam transferidas para a iniciativa privada? Viemos alertar vocês de que um pequeno grupo quer agir em beneficio próprio. Estamos aqui para servir a sociedade brasileira e não em benefício de pequenos grupos”, alertou o AFFA e delegado sindical da DS-DF, Ângelo de Queiroz, na ocasião.

Veículos de imprensa acompanharam todo o ato, entre eles, Rede Globo, G1 Notícias, SBT e Canal Terra Viva.
 

Resposta à CGAP

Ainda durante o protesto na tarde desta quinta-feira (05/10), o vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, reiterou a resposta publicada pelo Sindicato, pouco antes do protesto, à Coordenação-geral de Administração de Pessoas do MAPA (CGAP) que encaminhou e-mail aos servidores do quadro de pessoal do Ministério, às 19h desta quarta-feira (04/10), se referindo ao protesto de hoje, em tom de ameaça.

Na resposta, o Anffa Sindical reafirma que a categoria não teve participação efetiva na construção da proposta de reestruturação da defesa agropecuária e solicita audiência com o ministro Blairo Maggi, e com o secretário executivo e de defesa agropecuária, nesta sexta-feira (06/10), para apresentação dos contrapontos elaborados pela representação dos AFFAs. O Sindicato ainda aguarda resposta do MAPA quanto à solicitação.