Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

FONACATE acionará Justiça contra contratação de médicos veterinários temporários

Anffa Sindical participou de Assembleia Geral do Fórum, na tarde desta terça-feira (12/09). Com deliberação unânime das entidades presentes, Fonacate se posicionou contrariamente a contratação de servidores temporários e disse que irá judicializar ação contra o MAPA

O Anffa Sindical participou, na tarde desta terça-feira (12/09), de Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). Entre os assuntos discutidos, a contratação de servidores temporários para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA).

De acordo com Patrícia Bruns, advogada do Anffa Sindical que também esteve presente à assembleia, o FONACATE, como representante das carreiras típicas de estado, se posicionou contrariamente a contratação de servidores temporários e, após colocar a questão para deliberação das entidades presentes, afirmou que irá judicializar ação contra MAPA.

“O Fórum assumiu a responsabilidade e resolveu se manifestar judicialmente, especialmente porque entende que, se esse tipo de contratação precária acontecer com os AFFA, pode se estender a outras carreiras”, explica Bruns.

Ainda de acordo com a advogada, a ação já existente movida pelo Anffa Sindical contra a contratação de médicos veterinários temporários encontra-se pendente de julgamento pela 1ª sessão do STF. “Dez ministros irão julgar o recurso de agravo interno que busca a suspensão da Portaria Nº 231/2017, mas ainda não existe data agendada para o julgamento”, explica Patrícia.


Negociação Coletiva e Demissão por Insuficiência de Desempenho

Outros temas tratados durante a assembleia no FONACATE foi o PLS Nº 116/2017 (que estabelece demissão de servidores por insuficiência de desempenho) e o PL Nº 3831/2015 (que dispõe sobre negociação coletiva no serviço público), o qual o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é o deputado federal Betinho Gomes(PSDB/PE), que também participou da assembleia.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Alfredo Dantas, um dos pontos importantes do PL Nº 3831/2015 é a regulamentação do direito de greve do servidor público, que hoje não existe.

“Betinho Gomes nos orientou a pressionar o autor do projeto, senador Antônio Anastasia (PSDB/MG), para que articule junto ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil o acatamento do relatório, sem alterações. Com isso, o projeto já segue da CCJ para a Casa Civil e o MP e, posteriormente, à sanção presidencial”, explica o diretor que também participou da assembleia no FONACATE, representando o Sindicato.
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548