Banner do meio da página

Comitê Permanente de Autocontrole irá uniformizar entendimento sobre o tema, afirma diretor de Política Profissional

Antônio Andrade esteve presente na instalação do Comitê, na última terça-feira (2/04). Na ocasião, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre a necessidade de divisão de responsabilidades entre o Ministério e empresários

Foi instalado, na última terça-feira (02/04), o Comitê Permanente de Autocontrole, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Representando o Anffa Sindical, o diretor de Política Profissional do Sindicato, Antônio Andrade, esteve presente, e afirmou que o comitê será muito importante, pois irá uniformizar o entendimento sobre o tema.

“Embora seja mencionado em várias leis e decretos, há a necessidade dessa uniformização de conceitos”, afirma o diretor.

A ministra Tereza Cristina foi enfática ao falar sobre a importância da divisão de responsabilidades e papel de cada um no processo de boas práticas de fabricação.

“O ministério precisa ter a sua responsabilidade e o empresário também, todo mundo assumindo seu papel. Se o Brasil não tiver essa maturidade, vamos ter dificuldades, pelo tamanho de nosso mercado e de nossas exportações”, disse a ministra.

Sobre uma possível interferência entre o trabalho de autocontrole e o trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o diretor Antônio Andrade explica que é mais um equívoco gerado pelo termo, em grande parte das pessoas.

“Autocontrole não significa auto inspeção e nem auto-regulamentação, mas sim uma série de atividades que a indústria realiza no sentido de atender as legislações, são ações preventivas, são auditorias internas, analises de riscos, controles de qualidade, é um trabalho que direciona e potencializa o trabalho da fiscalização”, disse o diretor.

Nesta quinta-feira (04/04), Antônio Andrade continua cumprindo agenda sobre o tema, dessa vez na Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA. O evento “O Sistema de inspeção de Produtos de Origem Animal – Visões do Brasil, EUA e União Europeia”, com palestrantes do Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, traz debates sobre as diversidades de sistemas de inspeção entre os grandes produtores mundiais.

Evento na ABPA acontece nesta quinta-feira (04/04), à tarde.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior