Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Brasil é reconhecido com status de país livre da febre aftosa com vacinação

O Brasil foi internacionalmente reconhecido, nesta quinta-feira (24/5), como país livre da febre aftosa com vacinação. A cerimônia, que rendeu este título ao país, ocorreu durante a 86ª reunião da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), em Paris, na França. Em comemoração a esse momento especial, o Anffa Sindical vem homenageando todos os colegas que, de alguma forma, são parte desta conquista. Desta forma, o Sindicato produziu oito vídeos que contam os desafios enfrentados e os avanços que contribuíram para o enfrentamento da doença.

O Brasil foi internacionalmente reconhecido, nesta quinta-feira (24/5), como país livre da febre aftosa com vacinação. A cerimônia, que rendeu este título (veja aqui) ao país, ocorreu durante a 86ª reunião da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), em Paris, na França.

Na oportunidade, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, comemorou o resultado e ressaltou que a partir desse reconhecimento, o Brasil tem novo status no mercado mundial e poderá acessar mercados que ainda estão fechados.

Ao longo de 60 anos de trabalho da pasta dedicado ao combate da doença, muitas foram as contribuições de servidores médicos veterinários, figuras essenciais que hoje integram a carreira de AFFA (Auditor Fiscal Federal Agropecuário).

Homenagem - Em comemoração a esse momento especial, o Anffa Sindical vem homenageando todos os colegas que, de alguma forma, são parte desta conquista. Desta forma, o Sindicato produziu oito vídeos que contam os desafios enfrentados e os avanços que contribuíram para o enfrentamento da doença.

Intitulado “Brasil Livre de Aftosa: Focos, Erradicação, Sacrifício”, este primeiro vídeo traz passagens sobre o período em que o país tinha mais de 12 mil casos da doença, até que fosse implementado um rigoroso processo de controle e erradicação da doença a partir de um trabalho do MAPA, onde os atores principais para sua execução foram os médicos veterinários, hoje Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Confira aqui os relatos dos AFFAs Orasil Bandini, Tânia Lyra, Aluisio Berbert e Josélio Moura.