Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Anffa Sindical participa da solenidade de criação da Unafa Federação

A entidade nasce com o objetivo de defender a correta política de defesa agropecuária e os interesses dos seus agentes na aplicação dos princípios que a presidem no território brasileiro.

Durante a VI Conferência Nacional e I Internacional de Defesa Agropecuária, ocorrida em Salvador (Bahia), entre 5 e 7 de junho, o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, e demais lideranças sindicais assistiram à reunião de instalação da Unafa Federação (Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil).

A reunião de instalação foi presidida pelo novo presidente da entidade, o fiscal estadual agropecuário e presidente do Sindagre-CE, Antônio Dimas Simão de Oliveira, e secretariada pelo fiscal estadual agropecuário e presidente do Sinfa-MA Francisco Saraiva da Silva Júnior. Os dois foram convidados a assumir seus lugares à mesa pela presidente da Comissão pró-fundação, Annira Aquino Cortez. A consolidação do feito deu-se em um encontro e São Luís, no sábado 9 de junho.

Consolidadores – Em obediência à legislação vigente,a Unafa Federação reúne representações sindicais de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará. Na oportunidade, o presidente do Sinfa-MA, Saraiva Júnior, fez um longo retrospecto da atuação da União na defesa dos interesses da categoria e na apresentação de propostas visando elevar a eficiência das atividades de fiscalização e inspeção no setor. Ele aproveitou para homenagear aos consolidadores da entidade, dentre eles Wilson Roberto de Sá e Maurício Porto (ex e atual presidentes do Anffa Sindical). As demais lideranças lembradas foram José Nilton de Almeida Júnior (CE), Liana Lara Lima (MG), André Sandes Moura (AL), Moisa Medeiros Lasmar (MG), José Neder (BA), Rui Marcos Lopes (SP), Fernando Cristian Thiesen Turna (RS), Edimilson Gomes de Oliveira (PI), Carlos Augusto Bourid de Camargo (GO), André Sérgio Nogueira Dias (PE) e Hamilton Matos Cruz(MA).

“Gostaria de registrar um profundo agradecimento do Anffa Sindical, através de seu presidente, que mais uma vez toma ações de apoio aos servidores da Defesa Agropecuária estadual”, disse o novo presidente Antônio Dimas Simão de Oliveira.

Para Maurício Porto, a nova entidade vai ao encontro dos ideais do Anffa Sindical, que estão pautados “na defesa dos interesses das atividades de fiscalização e inspeção agropecuária, fortalecendo esse segmento essencial para os Estados da federação”.

Veja a composição da diretoria plena:

• Presidente: Antônio Dimas Simão de Oliveira (SINDAGRI-CE)
• Vice-Presidente: Marcelo Corte Real da Silva (SINFEAGO-GO)
• Primeiro Secretário: Francisco Saraiva da Silva Júnior (SINFA-MA)
• Segundo Secretário: Marcos Camargo (SIFEMS-MS)
• Primeiro Tesoureiro: Maria Fernanda Freitas de Almeida (SINTAP-MT)
• Segundo Tesoureiro: Samuel Sousa Silva (SINFA-MA)
• Diretora de Comunicação e Organização: Annira Aquino Cortez (SINDAGRI-CE)
• Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais: Frederico Bittencourt Fernandes Maia (SIFEMS-MS)
• Diretor de Formação e Mobilização Sindical: João Célio Moreira de Amorim (SINTAP-MT)

O Conselho Fiscal ficou assim constituído: Maxwell Carvalho de Oliveira (Sinfeago/GO), Diego do Amaral Sampaio (Sinfa/MA) e Ivan Garcia de Freitas (Sifems/MS), como Titulares; Patrícia Emília Gomes Facó (Sindagri/CE), Paulo José de Medeiros (Sintap/MT) e Fabiano Sousa Vargas (Sinfeago/GO), como suplentes. A eleição e a posse formais ocorreram em Salvador. A sede da entidade será em Brasília. A primeira campanha da entidade tem como objetivo atrair novos sindicatos para se filiarem à federação. E as metas da atual diretoria são: articular o registro sindical de entidades que enfrentam dificuldades; promover formação sindical para os dirigentes das representações filiadas; lutar contra qualquer forma de terceirização do serviço público; pugnar pelo nivelamento salarial e da nomenclatura das carreiras; além de promover campanhas nacionais de valorização das categorias.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior