Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Nota do Anffa Sindical sobre as operações Lucas e Fugu

Nota de posicionamento – Operações Lucas e Fugu

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informa que apoia as operações Lucas e Fugu, deflagradas nesta terça-feira (16), pela Polícia Federal, envolvendo indicações políticas em superintendências do Ministério da Agricultura. O Anffa destaca a importância das investigações para a punição de possíveis casos de corrupção e a garantia da segurança alimentar dos brasileiros.

Os auditores reforçam que estiveram reunidos com o ministro da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, no dia 10 de maio, novamente defendendo o pleito da meritocracia e a troca das indicações por servidores com comprovação de capacidade técnica, entre outros atributos. No entanto, o pedido foi negado pelo ministro. O Anffa reforça que continuará em busca da meritocracia como forma de combate à corrupção.

Entenda o trabalho dos auditores:
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.
RP1 Comunicação Brasília

Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665