Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Anffa Sindical reitera que não participou de processo de mudanças no Mapa

Auditores fiscais federais agropecuários já apresentaram proposta para ministério, que foi ignorada

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) rebate declaração do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Rangel, de que a entidade estaria participando do processo de mudanças na secretaria.

De acordo com o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, houve reuniões entre o sindicato e secretaria, mas em nenhuma a entidade foi convidada a dar opinião. “Tivemos várias conversas com representantes do ministério, mas todas absolutamente superficiais, e nunca fomos consultados sobre qualquer ponto específico. Ainda assim, fizemos sugestões que nunca foram consideradas”, conta Porto.

O sindicato apresentou, em 2014, uma proposta de mudanças no ministério, discutida com toda a categoria. “Todo esse trabalho não foi levado em consideração, agora, nessa minuta que recebemos”, critica o presidente da entidade. Ele ressalta que recebeu por terceiros o material produzido pela consultoria contratada para fazer a reestruturação do ministério, e só depois de críticas foi convocada uma reunião entre ministério e servidores. “Durante a reunião, o secretário admitiu ter havido falhas no processo e se comprometeu com mais transparência.”

O secretário disse que o sindicato não tem compromisso coletivo e alegou ter encontrado dificuldades em realocar pessoal. Porto afirma que o sindicato não tem nenhuma autoridade sobre a política de recursos humanos do ministério e, se há essa dificuldade, ela é resultado da má gestão do Mapa. “O sindicato tem sido, aliás, proativo. Propusemos e viabilizamos a formação de forças-tarefa de Affas para atender às necessidades da inspeção de produtos de origem animal”, relata. Há auditores fiscais federais agropecuários que chegam a ficar 15 dias fora de casa em decorrência da falta de pessoal.

Sobre a declaração de Rangel de que a categoria não tem espírito coletivo, o vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, diz que infelizmente é verdade. “De fato há os que não têm mesmo espírito coletivo. Especialmente aqueles quadros que assumem cargos de livre provimento e passam a defender pautas contrárias aos interesses da sociedade”, afirma.

Lessa também rebate a declaração de que os auditores fiscais federais agropecuários não têm compromisso com a sociedade. “A carreira sempre se pautou pela defesa da sociedade. Apoiamos todas as operações da Polícia Federal, até mesmo aquelas que tinham Affas envolvidos, muitos já punidos, diferentemente de políticos e empresários que estão impunes.”

O Anffa Sindical está realizando assembleia geral para deliberar sobre a realização de paralisações por tempo determinado em protesto conta a falta de transparência e por participação nas mudanças que estão sendo realizadas pelo ministério.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Informações para a imprensa:

RP1 Comunicação Brasília
Tel.: 61 3328 5687 / 3328 0665