Banner do meio da página

Auditores Fiscais Federais Agropecuários realizam fiscalização móvel contra fraudes de azeites em Belo Horizonte

Ação acontece na região metropolitana e utiliza equipamento capaz de detectar fraude em cinco minutos

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) realizam hoje (10) uma ação de fiscalização para combater fraudes em azeites de oliva na região metropolitana de Belo Horizonte. A operação utiliza um laboratório móvel capaz de analisar uma amostra de azeite em apenas cinco minutos e abrangerá um grande número de mercados e centros de distribuição da região.

"Esse combate acirrado às fraudes no azeite vem desde 2017", conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Ademir Monteiro. "Nesse período já conseguimos retirar do mercado muitos produtos fraudados. Essa ação atual, como é rápida, nos permite ampliar o número de amostras e de estabelecimentos fiscalizados", continua.

O veículo utilizado na ação possui um equipamento chamado de espectrômetro de infravermelho próximo (NIR, na sigla em inglês) e pertence aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs). O aparelho consegue detectar a composição dos ácidos graxos que formam a identidade do azeite.

Para ser considerado azeite de oliva, o produto deve ser obtido somente do fruto da oliveira, sem adição de outros óleos. No Brasil, a fraude acontece pela adição de outros componentes – muitas vezes impróprios para consumo – ao azeite, o que pode trazer riscos para o consumidor.

A ação já foi realizada em outras cidades, como em Curitiba, no Paraná, nos dias 25 e 26 de novembro. Das 36 marcas analisadas na região, quatro foram desclassificadas pela adição de outros produtos ao azeite de oliva.

"Sem a unidade móvel, nós tínhamos que coletar e analisar um grande número de produtos de cada vez", diz Monteiro. "Agora, nós fazemos o teste rápido e coletamos para o laboratório apenas as marcas que apresentaram problemas. É um trabalho mais direcionado", finaliza.

Re9 Comunicação

Veja o que saiu na imprensa

Agro Link

Diretor de Comunicação e Relações Públicas