O ano de 2019 da DCom fecha com sucesso e promete novidades para 2020

A Diretoria de Comunicação (DCom), em 2019, foi marcada por mudanças na forma de negociação dos pleitos da categoria, principalmente por conta da mudança de governo. “Isso trouxe reflexo para nós, pois as demandas para a DCom ficaram ainda mais urgentes e os filiados acabaram buscando a comunicação para saber o andamento das negociações”, informou o diretor da pasta, Roberto Siqueira Filho.

Para ele, a comunicação vira um filtro de todo o trabalho realizado pelo Anffa Sindical. A Diretoria, em geral, teve um ótimo desempenho, uma vez que já está com uma estrutura forte e consolidada. “Pudemos atender às solicitações, de forma rápida, com bastante conteúdo e uma divulgação com muitos meios de chegar ao filiado”, complementou.

“Neste ano, tivemos também o Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa), que é sempre um desafio, em matéria de comunicação”, lembrou o diretor. Ele destacou, ainda, a fundamental participação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) Danilo Kamimura, diretor do Departamento de Comunicação da DCom. “Sua atuação foi de extrema importância para a dinâmica funcionar como previsto, propiciando uma organização primorosa e a obtenção de resultados imediatos”.

Outro ponto que merece destaque, segundo Siqueira, foi o cumprimento de 100% dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, com um ano de antecedência em relação ao final do mandato. “Isso só foi possível porque atingimos um nível de maturidade, organização e de comprometimento da equipe, que nos permitiu agilizar processos e otimizar ações, e, melhor ainda, com resultados muito positivos orçamentários, pois concluiremos o ano tendo realizado todas as demandas, com uma grande economia em nossas contas”, acrescentou.

Parte dessas economias, advindas especialmente da redução de deslocamento dos diretores, foram aplicadas na viabilização da 3ª reunião do Grupo de Diretores de Comunicação do Sindicato (GCom). A ideia veio a partir de uma tese de Roberto Siqueira, com o objetivo de ampliar o alcance da comunicação do Anffa Sindical juntamente com o filiado e, também, para com a sociedade regional e local. “Com a interação no GCom, nosso trabalho poderá ser personalizado futuramente, de forma a chegar mais próximo do filiado e da população de cada região do país”, disse.

O diretor da DCom faz questão, também, de destacar o trabalho do publicitário Pedro César e das jornalistas Danielle Santos, Fernanda Fernandes e Gisele Peixoto: “O trabalho deles foi fundamental para alcançarmos esses resultados ao longo de todos esses anos em que estou à frente da Diretoria. A dedicação e o profissionalismo de todos pode ser confirmado nos resultados da pesquisa aplicada pelo Dieese, entre os participantes do V Conaffa, quando a área de Comunicação do Sindicato obteve uma das maiores aprovações entre todas as ações desenvolvidas pelo Sindicato”, exclamou.

Para 2020 o departamento terá novidades, que poderão ser acompanhadas no dia a dia, especialmente voltadas ao público externo. “Faremos um investimento maior nisso, talvez, com orçamento mais enxuto, porém mais eficiente e eficaz. A ideia é atingir um grupo ainda maior e expandir nossas ações”, afirmou Roberto.

No próximo ano serão comemorados os 20 anos de carreira e 160 de história do Mapa e da fiscalização agropecuária. “Nascemos junto com o Ministério da Agricultura e nossa história tem mais de um século de bagagem e de conhecimento técnico aplicado em prol da população. Isso é o que queremos passar em nossas mensagens publicitárias e jornalísticas em 2020”, concluiu.

Hoje, as notícias do Anffa Sindical podem ser acompanhadas pelo portal na internet, Inffo Sindical (informativo mensal impresso e digital), mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, e pelos informativos enviados via WhatsApp (Radar Anffa Sindical).