Fim de ano: Saiba a diferença entre espumante, champanhe e sidra

Fim de ano: Saiba a diferença entre espumante, champanhe e sidra
Foto: Anffa Sindical

A chegada do fim do ano é um momento especial para muitos brasileiros. As festividades que tomam conta dos lares pelo país são acompanhadas de bebidas de todos os tipos. As mais escolhidas para celebrar esta época são o espumante e o champanhe. Por esse motivo, o Anffa Sindical preparou um conteúdo especial para o consumidor saber qual o melhor produto para cada ocasião, suas diferenças e o que atentar na hora da compra, seguindo as dicas da auditora fiscal federal agropecuária, Luciana Pich.

De acordo com a auditora agropecuária, todos os estabelecimentos que produzem as bebidas devem ser registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além disso, no rótulo de cada produto deve constar o número de registro.

As empresas que produzem, padronizam e engarrafam as bebidas são inspecionadas e fiscalizadas frequentemente pelo Mapa, que realiza análises fiscais para aferir a qualidade dos produtos nos laboratórios oficiais, inclusive para detecção de fraudes.

Já em relação às bebidas importadas não é necessário o registro do produto no MAPA, mas é obrigatório o registro do importador. 

Espumante, Champanhe e Sidra

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os espumantes também são vinhos. Conforme a Legislação Brasileira, espumante é uma bebida cujo gás carbônico (borbulhas) provém exclusivamente de uma segunda fermentação da bebida. Isso pode ocorrer de duas formas: em garrafas, conhecido como método tradicional, ou em grandes recipientes, chamado método Charmad.

Os espumantes podem ser brancos, rosés e até mesmo tintos. Mas essa última é mais incomum. Já em relação ao teor de açúcar, há 6 categorias que vão do “nature” ao “doce”.

I - NATURE

Até três gramas de glicose por litro.

II - EXTRA - BRUT

De três a oito gramas de glicose por litro.

III - BRUT

Quantidade superior a oito e até quinze gramas de glicose por litro.

IV - SEC OU SECO

De quinze a vinte gramas de glicose por litro.

V - DEMI-SEC, MEIO-SECO OU MEIO-DOCE

Quantidade superior a vinte e até sessenta gramas de glicose por litro.

VI - DOCE

Mais  que sessenta gramas de glicose por litro.

Já o Champanhe é um produto exclusivamente originário de uma região da França, chamada Champagne. Infelizmente as champanhes chegam muito caras ao Brasil, apenas considerando fatores tributários e cambiais. Desse forma, os espumantes são uma boa substituição. São amplamente produzidos no Brasil, contando, inclusive, com qualidade  reconhecida internacionalmente.

Outra bebida consumida nas festas de fim de ano é a sidra. Essa bebida, com graduação alcoólica de 4% a 8%, é obtida pela fermentação alcoólica da maçã, podendo ser a partir do suco, da fruta fresca sã e madura, ou ambos, com ou sem a adição de água. Ou seja, essa bebida não tem origem nas uvas. 

Agora o consumidor poderá escolher da melhor forma sua bebida para festejar com sua família e amigos. O Anffa Sindical deseja um Feliz Ano Novo para todos seus filiados e leitores, um próspero 2024 com imensas felicidades. No ano que inicia, o Sindicato continuará trabalhando arduamente pela reestruturação da carreira, principalmente nas Mesas de Negociação com o Governo Federal. Boas Festas!

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573