17
Seg, Maio

AFFA na mídia

O programa Bem da Terra, do canal Terra Viva, desta segunda-feira (06/03), conversou, via internet, com o diretor de Política Profissional do Anffa Sindical, Antônio Andrade, para falar sobre os serviços mantidos pelos AFFAS para garantir o abastecimento de alimentos em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Antes de detalhar o trabalho considerado essencial, o dirigente explicou a missão da carreira. “O Auditor Fiscal Federal Agropecuário funciona como os olhos da sociedade. Nas propriedades e na cadeia de insumos, onde são produzidos os fertilizantes, vacinas, agrotóxicos, tem a presença do Fiscal normatizando e fiscalizando. O AFFA também está em toda a transformação de alimentos para que todos cumpram a norma, evitando ainda a concorrência desleal. Há também a transferência de tecnologia para essas cadeias e a fiscalização da exportação e importação tanto de animais vivos, como de vegetais, de produtos de origem animal e insumos. E, além disso, esse profissional faz a negociação internacional, através dos adidos agrícolas para comercialização desses produtos”, disse.

O trabalho também foi lembrado como essencial ao barrar a entrada de novas pragas. “Nos portos, aeroportos, postos de fronteiras e aduanas especiais há uma vigilância intensa, por exemplo, nas bagagens acompanhadas dos passageiros, que em seus produtos alimentares podem trazer agentes carreando doenças e pragas para o nosso país.

O diretor de Política Profissional destacou dois pontos fundamentais trabalhados neste momento de crise: a fiscalização permanente nos estabelecimentos de produtos de origem animal e a vigilância dos portos e aeroportos. “Temos que pensar que, além da questão do abastecimento, é certamente a agropecuária que terá um papel fundamental na recuperação da economia”, ressaltou.

A entrevista abordou ainda a necessidade de contratação de pessoal por meio de novos concursos públicos, de maneira a suprir a demanda do país.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault