Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Fiscais dizem que falta de equipe gerou problema para carne do Brasil

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) disse nesta segunda-feira que falta de equipe e cortes de verbas pelo governo causaram os problemas sanitários com embarques de carne do Brasil que levaram os Estados Unidos a suspender a compra de carne fresca do país

Por Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) disse nesta segunda-feira que falta de equipe e cortes de verbas pelo governo causaram os problemas sanitários com embarques de carne do Brasil que levaram os Estados Unidos a suspender a compra do produto in natura do país.

De acordo com o sindicato, há atualmente cerca de 270 frigoríficos brasileiros que atuam no mercado externo operando sem a presença de fiscais.

Na semana passada, os Estados Unidos suspenderam as importações de carne bovina in natura do Brasil, alegando terem encontrado abscessos na carne e indícios de falência sistemática das inspeções.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse na sexta-feira que nenhum dos problemas encontrados representava riscos à saúde de consumidores, acrescentando que alguns dos animais haviam tido reações adversas a vacinas contra a febre aftosa.

Ele reconheceu que houve falhas no sistema do Brasil, mas disse que também poderiam haver motivações comerciais para a suspensão.

A suspensão dos EUA a carne brasileira ocorre três meses após uma crise generalizada causada pela Operação Carne Fraca, investigação sobre supostas propinas pagas a autoridades sanitárias por processadoras.

O sindicato disse que a falta de pessoal também estava contribuindo com casos de corrupção.

"Quando você tem dois inspetores do governo trabalhando juntos em uma planta de processamento, um fiscaliza o trabalho do outro", disse o presidente da Anffa Sindical, Maurício Porto, em nota enviada por email à Reuters, após pedido de comentário sobre a disputa do comércio de carnes.

O Ministério da Agricultura não tinha comentários imediatos nesta segunda-feira a respeito da declaração da Anffa.

Embora apenas os Estados Unidos tenham implementado uma suspensão absoluta à carne bovina in natura do Brasil, autoridades no Canadá e na União Europeia disseram na sexta-feira que haviam rejeitado alguns embarques de carne brasileira nos últimos meses.

Publicado por Reuters e Época Negócios

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548