Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Teses do Conaffa, votação on line e videoconferência contribuem para o futuro das atividades sindicais

“Além de propiciar a maior participação, essas novas ferramentas tornariam mais atrativas as atividades sindicais e as aproximariam ainda mais do filiado”, disse o autor das teses, Jorge Kroeff.

Quando inscreveu duas de suas teses no III Conaffa (Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), em 2014, o AFFA Jorge Rosenfeld Kroeff as defendia por experiência própria.

Longe aproximadamente 100 quilômetros da DS (Delegacia Sindical) mais próxima, onde desempenhava suas atividades no Vigiagro de Imbituba (SC), o filiado vislumbrou a possibilidade não apenas de participação nas Assembleias do Sindicato, como de outros eventos que pudessem ser transmitidos à distância. Nasceu aí a ideia de sugerir nesta edição do Congresso a implementação de sistemas de votação e pesquisa on line e de viodeoconferência.

“Além de propiciar a maior participação, essas novas ferramentas tornariam mais atrativas as atividades sindicais e as aproximariam ainda mais do filiado”, disse.

Com a aprovação das teses no Congresso, ao menos uma delas, a utilização de videoconferências em atividades sindicais, já está em curso.

Em janeiro deste ano, a Diretoria de Comunicação e Relações Públicas (DCom) do Anffa Sindical realizou o primeiro teste entre a sede do Sindicato e duas DS voluntárias. Outras assembleias também ocorreram, inclusive, nas instâncias estaduais, com a adesão das DS de São Paulo e Goiás.

“Finalmente, testamos não só a ferramenta, que visa a transparência e a aproximação da diretoria com o filiado, mas também a dinâmica a ser usada, e pudemos simular como se fosse uma videoconferência com as 27 Delegacias Sindicais, fornecendo uma oportunidade para o filiado fazer perguntas diretamente ao presidente”, disse à época o diretor de departamento da Diretoria de Comunicação e Relações Públicas, Danilo Kamimura.

Cinco meses depois, pela primeira vez, a Direx abriu uma reunião da diretoria para os filiados por meio de videoconferência. No mesmo mês, foi possível tirar dúvidas e debater, ao vivo, o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) ISO 9001/15, que tem como objetivo melhorar os processos de trabalho realizados pela equipe do Anffa Sindical.

Com a realização dos testes necessários, a ferramenta encontra-se disponível para adesão por parte das DS. Basta entrar em contato com a Dcom.

Votação – Por ser considerado um projeto com custo mais elevado, uma vez que a necessidade de segurança dos dados trabalhados pelo sistema, a ferramenta que viabiliza a votação eletrônica já foi projetada e orçada. Mas, atualmente, a Direx ainda está avaliando a condição orçamentária para sua implementação, dentro do escopo idealizado para o Sindicato. De acordo com Kamimura, “é necessário que o sistema tenha um elevado nível de segurança para garantir a lisura do processo de votação com possibilidade até de se realizar uma auditoria. "

“Avalio com muita satisfação a implementação das ideias colocadas porque contribui para dar representatividade aos trabalhos desenvolvidos pelo Sindicato. Acredito que devemos nos despir de preconceitos com atividades sindicais porque crescemos com a ideia de que são corporativistas. Mas, os sindicatos hoje estão voltados para além das categorias que representam, pois atuam também como agentes sociais. E o próprio Conaffa representa essa ideia porque muitas das mudanças que aprovamos têm reflexo direto na vida das pessoas, na sociedade em geral”, ressalta Kroeff.

Ainda dá tempo de inscrever sua tese na próxima edição do Conaffa, que ocorrerá entre os dias 2 e 6 de outubro deste ano. A data final é 31 de julho. Acesse www.conaffa.com.br e saiba mais.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior