Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Coronavírus: Anffa Sindical alerta MAPA sobre riscos de contaminação

Ao citar medidas que conflitam o decreto sobre os serviços públicos e atividades essenciais, o ofício encaminhado a ministra solicita a revogação do artigo 6, da Portaria do Ministério, pois a atual normativa expõe a contaminação pelo Coronavírus os servidores de maior risco e vulneráveis, bem como a provável contaminação os demais servidores do MAPA, dos outros órgãos e de entidades, além do público externo atendido. 

O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, enviou, nesta sexta-feira (03/04), um ofício (veja aqui) a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, acerca da preocupação com a exposição dos AFFAs, demais servidores e público externo diante da contaminação e propagação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Ao citar o decreto, publicado dia 20 de março, que definiu os serviços públicos e atividades essenciais, dentre elas várias de atribuição da carreira, o documento ressalta um artigo da própria norma ressaltando que “devem ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissibilidade da Covid-19”.

Porém, no artigo 6, da Portaria 94 do MAPA, que define as medidas temporárias de prevenção ao contagio da doença, foi definido “que os servidores com 60 anos ou mais e/ou responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por Covid-19, desde que haja coabitação, que atuam em atividades essenciais, não poderão ser contemplados com a medida do teletrabalho e terão que permanecer executando suas atividades presenciais”.

Ao citar esta e outras medidas que conflitam o decreto sobre os serviços públicos e atividades essenciais, o ofício encaminhado a ministra solicita a revogação do artigo 6, da Portaria do Ministério, pois a atual normativa expõe a contaminação pelo Coronavírus os servidores de maior risco e vulneráveis, bem como a provável contaminação os demais servidores do MAPA, dos outros órgãos e de entidades, além do público externo atendido. O que poderia se configurar em crime de responsabilidade.

A falta de Equipamentos de Proteção Individual nas unidades, que fazem parte das medidas de proteção aos servidores, também foi citada no documento do Anffa Sindical.

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548