Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Anffa Sindical apresenta cronologia de cobranças sobre horas extras nos turnos de abate

Desde o início da pandemia da Covid-19, os Affas que trabalham em abatedouros vêm acumulando horas extraordinárias de trabalho no banco de horas. Um dos motivos é que diversos servidores têm exercido atividades remotamente, e isso diminui o quadro de pessoal lotados em frigoríficos, de forma presencial

Desde o início da pandemia da Covid-19, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) que trabalham em abatedouros vêm acumulando horas extraordinárias de trabalho no banco de horas. Um dos motivos é que diversos servidores têm exercido atividades remotamente, e isso diminui o quadro de pessoal lotados em frigoríficos, de forma presencial.

Por conta disso, desde maio/2020, o Anffa Sindical tem feito reuniões com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Economia e outras entidades, para solicitar apoio e providências, como realização de concurso, convocação dos 140 excedentes, dentre outros.

Em 27/05 houve a primeira reunião com a ministra do Mapa, Tereza Cristina, depois de várias solicitações, com a presença do Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. Em representação ao Sindicato estavam o presidente Maurício Porto e o diretor do Departamento de Política Profissional, Oscar Rosa. (Veja aqui matéria sobre o assunto).

Já em 02/06, Porto e o vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, participaram da reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidida pelo coordenador da Frente, o deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS). “Para se ter uma ideia, no setor de bovinos, nós tivemos, em fevereiro, cinco turnos de abate, e março, 29. De aves, foram 176 em fevereiro e março, 76. No setor de suínos, em fevereiro foram 28 turnos de abate e março, 50. O total, nesses dois meses, foi de 364 turnos de abate, em que é necessária a presença do Affa, de forma extraordinária. Atualmente esse número já se aproximou de 1000”, disse Maurício Porto. Houve sensibilização do deputado Alceu Moreira sobre o assunto. (Acesse aqui a matéria).

Em sequência nas tentativas de acordo com o Mapa, Maurício Porto, juntamente com o coordenador do Conselho de Delegados Sindicais, Janus Pablo, realizaram audiência presencial no gabinete da Ministra Tereza Cristina, em 04/06, com a presença do seu chefe de gabinete, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Tereza Cristina reforçou o apoio do Mapa aos pleitos da categoria, falou do trabalho feito na busca do apoio junto à Frente Parlamentar da Agropecuária e do contato feito com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Braga Netto. O secretário de Defesa Agropecuária reforçou, com colocações em relação às atividades da carreira, no que diz respeito a suas atribuições, peculiaridades e essencialidade, turnos extras e necessidade de reposição de pessoal, regulamentação da indenização de fronteiras e nivelamento salarial com as demais carreiras de auditoria. (Veja aqui a matéria completa).

Por fim, nos dias 02 e 08/07, Lessa e Porto fizeram nova reunião, de forma remota, com o secretário de Gastão e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Economia, Vagner Lenhart e os assessores José Borges dos Santos, Cleber Izzo Medeiros, ainda, com a presença de José Guilherme Leal e sua assessora Adriana Cavalcanti de Souza.

Foram diversas tentativas, sem nenhum sucesso, e, por conta disso, há indicativo de mobilização, com data a ser definida.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548