Foram mais de 300 mil visualizações, 33 mil usuários engajados, 447 comentários, 726 compartilhamentos, mais de 1 mil reações, entre 11 a 25/02/2021 e investimento de R$10.000,00. A intenção era trabalhar com Facebook, Youtube e Twitter, porém, nos dois últimos os impulsionamentos foram bloqueados com a justificativa de ser temática política. Vale lembrar que o custo por thruplay (visualização real do vídeo) foi de R$0,17, um valor extremamente inferior a uma inserção de seis segundos no programa Hora 1, da TV Globo.
“Não obstante o bom desempenho de alcance e engajamento (a peça gerou bastante discussão na rede), é importante ressaltar o bloqueio do impulsionamento nas plataformas YouTube e Twitter, assim como a classificação de tema político, dada pelo Facebook à peça. Tal classificação influenciou tanto o alcance (mais restrito) quanto o custo do impulsionamento”, informa o relatório criado pela Livre Iniciativa.
É importante considerar que tem sido cada vez mais comum a mudança de parâmetros comerciais nos grandes meios digitais, devido, não somente ao clima político, mas, sobretudo, à pandemia da covid-19. As Big Techs estão buscando dar mais fluidez às informações sobre a pandemia e ao compartilhamento de imagens de usuários, ao mesmo tempo em que passaram a controlar mais fortemente o fluxo de mensagens de cunho político.
“Mesmo diante desses controles, as redes sociais continuam sendo o meio mais eficiente e eficaz para a comunicação do Anffa Sindical com seus diversos públicos de interesse”, acrescentou o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Antonio Andrade.
Veja aqui a apresentação do relatório.