Banner do meio da página

Dcom apresenta relatório sobre campanha contra Pec 32/2020

Com tema “Não à Pec 32”, o objetivo foi de apresentar as problemáticas do Projeto, no tocante ao desmonte do serviço público, que ataca de forma brusca, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Foram mais de 300 mil visualizações, 33 mil usuários engajados, 447 comentários, 726 compartilhamentos, mais de 1 mil reações, entre 11 a 25/02/2021 e investimento de R$10.000,00. A intenção era trabalhar com Facebook, Youtube e Twitter, porém, nos dois últimos os impulsionamentos foram bloqueados com a justificativa de ser temática política. Vale lembrar que o custo por thruplay (visualização real do vídeo) foi de R$0,17, um valor extremamente inferior a uma inserção de seis segundos no programa Hora 1, da TV Globo.

“Não obstante o bom desempenho de alcance e engajamento (a peça gerou bastante discussão na rede), é importante ressaltar o bloqueio do impulsionamento nas plataformas YouTube e Twitter, assim como a classificação de tema político, dada pelo Facebook à peça. Tal classificação influenciou tanto o alcance (mais restrito) quanto o custo do impulsionamento”, informa o relatório criado pela Livre Iniciativa.

É importante considerar que tem sido cada vez mais comum a mudança de parâmetros comerciais nos grandes meios digitais, devido, não somente ao clima político, mas, sobretudo, à pandemia da covid-19. As Big Techs estão buscando dar mais fluidez às informações sobre a pandemia e ao compartilhamento de imagens de usuários, ao mesmo tempo em que passaram a controlar mais fortemente o fluxo de mensagens de cunho político.

“Mesmo diante desses controles, as redes sociais continuam sendo o meio mais eficiente e eficaz para a comunicação do Anffa Sindical com seus diversos públicos de interesse”, acrescentou o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Antonio Andrade.

Veja aqui  a apresentação do relatório.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior