Sidebar

25
Sex, Jun

Releases

Os participantes do XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos redigiram uma moção na qual alertam a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, sobre os perigos da desestruturação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. O documento alerta que esse processo pode trazer prejuízos à saúde pública e à saúde animal, principalmente em face ao recente surto mundial de peste suína africana.

“Vemos com preocupação as alterações que acontecem ao longo do tempo para flexibilizar algumas áreas da inspeção”, diz Ronaldo Gil, tesoureiro do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (CBMVHA), que organizou o evento.

“O principal objetivo do documento é fazer um alerta para a ministra e para o governo como um todo sobre uma visão que é unânime entre os participantes do Congresso”, continua.

Para Gil, apesar da necessidade de se diminuírem os gastos públicos do país, não se pode fragilizar o serviço de inspeção sem uma avaliação adequada sobre os impactos negativos que cada decisão pode ter sobre a saúde pública. Além disso, o surto mundial de peste suína foi citado pelos participantes do congresso como a principal preocupação hoje em dia, já que a entrada da doença no Brasil pode gerar prejuízos enormes para a produção de carne suína.

“Queremos que haja uma avaliação mais criteriosa sobre a contratação de profissionais. Precisamos repor as perdas que tivemos, especialmente na área de auditoria”, conta Gil. “O desmantelamento da máquina administrativa e técnica – principalmente do Ministério da Agricultura, mas também dos órgãos estaduais que controlam a saúde animal – pode ter uma repercussão muito ruim em relação às doenças que já temos no país e às doenças que ainda podem entrar”, finaliza.

O Congresso ocorreu entre 30 de abril e 03 de maio em Maceió e, Alagoas, e reuniu cerca de mil pessoas entre palestrantes e participantes. O evento foi organizado pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, o CBMVHA, e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) teve participação ativa nas palestras.
 

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação

Juliana Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 99115-5983/ 99559-3713
Regina Trindade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 99115-5980
Laio Seixas – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 98202-3326
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665

 

 

0
0
0
s2sdefault

--- BANCO DE IMAGENS DOS AFFA ---

Sindicato
Vigiagro
OGM algodão

 

 

  • o sindicato
  • Eleições 2020
  • Grupo Whatsapp
  • Fgv
  • Segurança Alimentar
  • Fonacat
  • Mapalegal
     
    Leia as últimas edições do INFFO Sindical

     

    Acesse

    Conheça nosso Aplicativo