Sidebar

Qui, Jun

Releases

Auditores fiscais federais agropecuários (Affas) do Vigiagro apreenderam mais de 200 kg de produtos irregulares em bagagens de passageiros nos aeroportos Viracopos e Guarulhos. A operação ocorreu de 8 a 12 de junho, contou com o apoio do cão de detecção Thor, um labrador de três anos de idade, e reforçou a fiscalização nos aeroportos durante jogos da Copa América.

A operação ocorreu nos voos desembarcados em Viracopos e Guarulhos que trouxeram delegações dos países participantes da competição e nos demais que chegaram no mesmo horário – um dos critérios para a seleção dos voos inspecionados foi a presença de passageiros que vieram participar da Copa América.

Em Viracopos, a equipe K9-CWB atuou na recepção da delegação do Chile e em voos regulares vindos de Portugal e da França. Foram retidos 12,8 kg de produtos. Em Guarulhos, Thor atuou durante a chegada das delegações do Equador e do Japão e em quatro voos regulares da Etiópia, África do Sul, Catar e Dubai. Foram apreendidos 292 kg de produtos irregulares, sendo que 7,8 kg pertenciam à delegação do Japão.

O reforço na fiscalização é uma medida importante em face à epidemia de peste suína africana que assola principalmente a China, mas que já foi detectada em outros países da Ásia e da Europa. Os cães de detecção, como Thor, são treinados pelo Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) e auxiliam os auditores fiscais federais agropecuários das Unidades de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de portos, aeroportos e postos de fronteira.

“Esses profissionais são os principais beneficiários do trabalho dos cães na inspeção de cargas e bagagens”, diz o Affa e chefe do CNCD, Ângelo de Queiroz. Atualmente, apenas dois estados possuem equipes desse tipo: o Distrito Federal e o Paraná. Porém, três novos cães estão em treinamento e devem entrar em ação ainda neste ano. “A previsão é que eles atuem em Guarulhos (SP), no Galeão (RJ) e em aeroportos e postos de fronteira no norte do país, ainda em estudo”, finaliza.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação