Sidebar

25
Sex, Jun

Releases

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) apreenderam mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares em operação nas regiões sul e centro-norte do Mato Grosso, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro. A ação teve como alvo produtos contrabandeados, produzidos ilegalmente nas propriedades ou que não seguiam as normas de utilização e armazenamento.

As fiscalizações foram realizadas em 84 propriedades rurais de Sinop, Sorriso, Vera, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, no centro-norte, e Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo e Dom Aquino, no sul. Em alguns locais havia grandes produções ilegais de agrotóxicos, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"Nós encontramos os produtos escondidos de diversas formas", conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Júlio César Alves de Lima. "Dentro de um ônibus antigo, em tonéis, tambores de graxa, plantadeiras e no meio de sacas de semente", continua.

Os agrotóxicos produzidos de forma ilegal ou contrabandeados trazem um grande risco para os produtos e consumidores. Eles não contam com estudos de eficácia ou segurança e podem causar prejuízos à lavoura e à saúde.

A operação foi iniciativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o Indea/MT, e foi realizada em conjunto com Fiscais Estaduais Agropecuários da região.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

 

Fonte: Re9 Comunicação

0
0
0
s2sdefault

--- BANCO DE IMAGENS DOS AFFA ---

Sindicato
Vigiagro
OGM algodão

 

 

  • o sindicato
  • Eleições 2020
  • Grupo Whatsapp
  • Fgv
  • Segurança Alimentar
  • Fonacat
  • Mapalegal
     
    Leia as últimas edições do INFFO Sindical

     

    Acesse

    Conheça nosso Aplicativo