Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Auditores Fiscais Federais Agropecuários apreendem mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares no Mato Grosso

Operação aconteceu na semana passada e teve como alvo agrotóxicos contrabandeados e produzidos ilegalmente nas propriedades da região.

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) apreenderam mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares em operação nas regiões sul e centro-norte do Mato Grosso, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro. A ação teve como alvo produtos contrabandeados, produzidos ilegalmente nas propriedades ou que não seguiam as normas de utilização e armazenamento.

As fiscalizações foram realizadas em 84 propriedades rurais de Sinop, Sorriso, Vera, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, no centro-norte, e Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo e Dom Aquino, no sul. Em alguns locais havia grandes produções ilegais de agrotóxicos, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"Nós encontramos os produtos escondidos de diversas formas", conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Júlio César Alves de Lima. "Dentro de um ônibus antigo, em tonéis, tambores de graxa, plantadeiras e no meio de sacas de semente", continua.

Os agrotóxicos produzidos de forma ilegal ou contrabandeados trazem um grande risco para os produtos e consumidores. Eles não contam com estudos de eficácia ou segurança e podem causar prejuízos à lavoura e à saúde.

A operação foi iniciativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o Indea/MT, e foi realizada em conjunto com Fiscais Estaduais Agropecuários da região.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

 

Fonte: Re9 Comunicação

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548