Banner do meio da página

No carnaval, consumo de carnes e bebidas não inspecionadas pode causar danos à saúde

Confira dicas de como consumir carnes e bebidas de forma segura no período

Durante o carnaval o consumo de carnes e bebidas pelos brasileiros aumenta consideravelmente. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) recomenda alguns cuidados aos foliões ao planejar seu churrasco ou comprar alimentos na rua, já que o consumo de alimentos não fiscalizados pode representar um risco à saúde.

"É importante comprar produtos apenas em estabelecimentos formais do ponto de vista da fiscalização e não consumidor produtos clandestinos e sem inspeção", conta a Auditora Fiscal Federal Agropecuária (Affa) e diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ana Lucia Viana. "Nos food trucks e carrocinhas, exija a licença da Vigilância Sanitária Local (Visa) e evite comida de ambulantes irregulares e preparadas sem cuidados sanitários", continua.

No caso das carnes, os Affas realizam inspeções ante e post-mortem nos estabelecimentos de abate – todos os animais são inspecionados. Além disso, os Affas realizam auditorias periódicas nos estabelecimentos e distribuidores do produto. Para garantir o consumo de produtos de origem animal inspecionados, é importante conferir se eles possuem os selos dos Serviços de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal (SIF, SIE e SIM, respectivamente).

Já as bebidas – como vinhos, cachaças e cervejas – são fiscalizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, o Dipov. Os Affas realizam inspeções periódicas nos estabelecimentos produtores, coletam amostras e as analisam nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs).

No carnaval, é importante tomar cuidado com as bebidas artesanais, como cachaças, encontradas facilmente nos blocos. Não há garantia que elas não contenham substâncias perigosas e possam ter sido produzidas e armazenadas sem as condições sanitárias necessárias.

Re9 Comunicação

Diretor de Comunicação e Relações Públicas