Sidebar

25
Sex, Jun

Releases

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) inutilizaram mais de 3.600 kg de farinha de mandioca fraudada em Maceió, Alagoas, desde o dia 13 de fevereiro. Outros 3.000 kg ainda aguardam para ser inutilizados. Os produtos continham a adição de quirera de arroz, grãos descartados no beneficiamento, estavam contaminados por insetos e continham corantes tanto artificiais quanto naturais, o que é proibido por legislação. O consumo da farinha adulterada poderia trazer consequências à saúde.

Os produtos foram inspecionados em setembro do ano passado e estavam com uma grande infestação de gorgulhos, uma espécie de besouros. Esses insetos, porém, não são encontrados normalmente na farinha de mandioca – que passa por temperaturas muito altas durante a torração – e sua presença é uma forte indicação da adição de pó de arroz à farinha.

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários perceberam a presença dos insetos durante a inspeção em setembro e mandaram sete amostras para serem analisadas em laboratórios. Apenas uma delas estava regular, enquanto nas outras, foi detectada a presença do gene Fosfolipase D, endógeno do arroz. Além disso, algumas amostras possuíam a adição do corante natural cúrcuma e de corantes artificiais, o que é proibido por legislação.

A farinha de mandioca é um produto consumido in natura, diferentemente do arroz, que pode causar alergias. Além disso, o material adicionado na fraude é a quirera de arroz, um subproduto do beneficiamento desse grão que é impróprio para o consumo humano. Já os corantes artificiais utilizados também podem trazer prejuízos para a saúde, uma vez que são cancerígenos.

Os Affas inutilizaram mais de 3.600 kg de farinha até o momento, e estão aguardando os documentos para a inutilização de mais 3.000 kg.

 

Re9 Comunicação

Victor Correia – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9114-7960/ 9 9870-5323
Juliana Oliveira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5983
Regina Trindade – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (61) 9 9115-5980

 

0
0
0
s2sdefault

--- BANCO DE IMAGENS DOS AFFA ---

Sindicato
Vigiagro
OGM algodão

 

 

  • o sindicato
  • Eleições 2020
  • Grupo Whatsapp
  • Fgv
  • Segurança Alimentar
  • Fonacat
  • Mapalegal
     
    Leia as últimas edições do INFFO Sindical

     

    Acesse

    Conheça nosso Aplicativo