VIGIAGRO representado pela equipe do CNCD no CRUZEX 2018

A Equipe K9 do Centro Nacional de Cães de Detecção da CGVIGIAGRO foi requisitada pelo Chefe do Estado Maior da Ala 10 em Natal-RN, Coronel Aviador Jorge Luis de Oliveira Sampaio, para realizar, entre os dias 14 a 18 de novembro, operação de fiscalização agropecuária durante o desembarque das tropas militares, que participarão do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) 2018.

O CRUZEX, aconteceu nos dias 18 a 30 de novembro, na Ala 10 em Natal-RN, e reuniu 13 países incluindo o Brasil. CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, e visa o treinamento conjunto de cenários de conflito promovendo trocas de experiências entre os países participantes. A edição de 2018 envolveu cerca de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB e também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas, e nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participaram com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela, com militares.

A Equipe K9-CNCD formada pelos AFFAs Angelo de Queiroz e Romero Teixeira, bem como pelo canino Léo, foi embarcada na Ala-1 em Brasília-DF em um Cessna Caravan disponibilizado pela FAB (foto) para que pudessem desempenhar o seu papel institucional de fiscalizar as bagagens, cargas e encomendas desembarcadas para o evento.

Durante a operação foram identificados pelo cão de detecção Léo, diversas bagagens e encomendas contendo produtos de interesse agropecuário, dos quais grande parte, de acordo com a legislação brasileira, não possuía permissão para ingresso no país sem a devida certificação sanitária ou fitossanitária.

Dentre o maior volume de apreensões se destacaram frutas, principalmente maçã, os produtos cárneos suínos embutidos e laticínios, em sua maioria queijo. Todos os produtos apreendidos foram devidamente destruídos em local apropriado e sob a tutela da Equipe K9-CNCD e de Oficiais da FAB.

A Equipe K9-CNCD do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atuou ao lado das demais autoridades aduaneiras, como a Polícia Federal, Receita Federal do Brasil e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, em uma área aduaneira especialmente montada para o CRUZEX 2018 na Ala 10 Base Aérea de Natal-RN. O trabalho em conjunto das forças federais na aduana possibilitou mais uma vez a divulgação e a ciência de todos os envolvidos acerca do trabalho com cães de detecção de odores por parte do MAPA.

Para maiores informações sobre o CRUZEX, acesse http://www2.fab.mil.br/cruzex2018/index.php/pt/cruzex .

Conte sempre com o CNCD e suas Equipes K9.

Fonte:

Informe Vigiagro