Abertas inscrições para processo seletivo para quadro de adidos agrícolas

Utilizando o método Cespe, serão selecionados 54 candidatos para compor o quadro de acesso ao posto junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Inscrições vão até as 18h do dia 12/08

Iniciaram-se nesta terça-feira (06/08), às 10h, as inscrições para o processo seletivo interno para candidatos ao quadro de acesso ao posto de adido agrícola junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Conduzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pelo Cebraspe, em coordenação com a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), o processo utilizará o método Cespe e selecionará 54 candidatos entre servidores públicos federais, empregados públicos de quadros efetivos de empresa pública ou de sociedade de economia mista federais.

De acordo com Leandro Feijó, diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais- SCRI/MAPA, “o objetivo do Ministério é ocupar todos os 25 postos para adido agrícola”. Segundo Feijó, hoje, 20 postos estão ocupados, a maioria por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs). São eles: África do Sul, Inglaterra, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Japão, Marrocos, México, OMC ( Genebra/suíça), Rússia, Tailândia, União Europeia (Bruxelas/Bélgica) e Vietnã. Com a seleção dos novos adidos, Itália, Peru, Reino Unido e Singapura também terão alguém à frente da função.

Para participar, os candidatos devem ter tido quatro anos de exercício efetivo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos últimos 10 anos, e estar, atualmente, em exercício neste Ministério ou em entidade a ele vinculada. O quadro de critérios e parâmetros para avaliação curricular prevê 2 pontos a mais aos candidatos AFFAs.

Leandro Feijó explica que a abertura do edital para outros servidores e empregados públicos ligados ao Ministério trará maior concorrência e permitirá a participação no processo seletivo de profissionais como funcionários da Embrapa, analistas de Comércio Exterior, gestores do Planejamento e outros que possuam conhecimento e currículo para o cargo.

“De toda forma, o AFFA tem possibilidades muito mais concretas em assumir a missão do adido agrícola, uma vez que ele é do quadro do MAPA. Muitos já têm vivência e conhecem bastante as diferentes áreas do Ministério para poder auxiliar nas embaixadas do Brasil nesses países”, afirma o diretor.

Vale ressaltar que o certame não aceita candidatos membros da Comissão de Seleção, com antecedentes criminais nos últimos cinco anos e que, também nos últimos cinco anos, tiverem sido penalizados, a contar da data da convocação de interessados em vagas no quadro de acesso, em processo disciplinar de que trata o Título V, Capítulo III, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Interessados em participar do processo seletivo, devem solicitar a inscrição até às 18h do dia 12/08 (segunda-feira), pelo endereço eletrônico https://security.cebraspe.org.br/validadoremail.

CLIQUE AQUI para baixar o edital.