CNM inicia nova fase de ações a partir de decisão do CDS

O Conselho de Delegados Sindicais e o Comando Nacional de Mobilização reuniram-se na última quinta-feira (24/03) a fim de avaliar as ações da mobilização pela reestruturação da carreira.

Desde setembro de 2021 os Auditores Fiscais Federais Agropecuários estão mobilizados. O movimento intensificou-se a partir de 27/12, em resposta à não-inclusão da categoria na Lei Orçamentária Anual de 2022, que viabilizaria a reestruturação remuneratória da classe. Os AFFAs vêm mantendo o ritmo normal de trabalho, mantendo os prazos regulamentares e priorizando as atividades que afetam diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia, de produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas.

Se por um lado o objetivo do movimento é justamente demonstrar a insuficiência do número de Auditores e a disparidade remuneratória frente às demais carreiras de auditoria do serviço público federal, por outro, o CDS chegou à conclusão que é a hora de acenar positivamente com as negociações capitaneadas pela Ministra Tereza Cristina e o Secretário Executivo Marcos Montes, além do apoio recebido por parte do setor privado, do governo e de parlamentares.

Assim, o CDS com o apoio do CNM passou a estudar a melhor alternativa para os próximos passos do movimento. “O colegiado deliberou com 16 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, no sentido de suspender temporariamente as nossas ações” explicou o presidente Janus Pablo.

“Essa é uma ação cuidadosamente estudada, com o objetivo de sinalizar para as demais partes envolvidas na nossa negociação, uma contrapartida, uma forma de reconhecimento pelo apoio à nossa negociação pela reestruturação”, disse o coordenador do CNM, Serguei Brener.

Serguei salienta que todos os avanços obtidos até o momento são fruto da participação dos colegas nas ações de mobilização, e que a luta pela reestruturação continua. “Seguimos firmes no páreo. ”

Segundo João Aranha, Secretário Geral do CDS, quem coordenou a reunião Nesta nova fase, as ações de mobilização estarão centradas na atuação da carreira perante a sociedade, destacando a importância dos AFFAs para a agropecuária nacional. Além disso, ações sociais como doação de sangue e de alimentos também estão previstas. “O Conselho de Delegados Sindicais fará nova avaliação com o CNM após o início da nova fase”, concluiu João Aranha.

Em relação às orientações do movimento, o CNM informa que continua a QUARTA-FEIRA DA AUDITORIA FISCAL, quando todos devem se dedicar às fiscalizações, direcionar o uso dos sistemas para ações de defesa do interesse do consumidor e da saúde pública e realização de treinamentos. Além disso, neste dia todos, devem usar camisa preta. Confira aqui o Comunicado na íntegra.