CDS aprova Assembleia para votar indicativo de greve

“A categoria não aceitará mais a postergação do atendimento ao nosso pleito.”

Após ouvidos os integrantes da mesa do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e do Comando Nacional de Mobilização (CNM) em reunião ocorrida ontem, 19/05, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários - Anffa Sindical decidiu pela realização de Assembleia Geral Nacional Extraordinária que votará indicativo de greve por tempo indeterminado, na próxima quarta-feira (25). 

Essa medida está baseada no não-atendimento, por parte do governo, em relação ao pleito principal da categoria, que busca a reestruturação remuneratória dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, por meio da recomposição de perdas inflacionárias e da defasagem salarial de mais de cinco anos sem reajustes.

“Não há reconhecimento da importância das nossas atividades”, critica o coordenador do CDS, Simplício Alves de Lima, que complementa: “A categoria não aceitará mais a postergação do atendimento ao nosso pleito.”

A AGNE, que acontecerá dia 25/05, quarta-feira, decidirá se a categoria vai ou não paralisar as atividades, e representa uma ação incisiva do Sindicato visando manter a luta pelas reivindicações dos Affas até as últimas instâncias possíveis, até que o governo apresente propostas que atendam a demanda da categoria. Segundo Janus Pablo, presidente do Anffa Sindical, há grandes chances de que o indicativo de greve seja aprovado. “A categoria não aguenta mais ser tratada com tamanho descaso. Estamos atuando sob condições de trabalho precárias, tivemos uma atuação irretocável na pandemia, e mesmo assim o governo não admite atender às nossas demandas”, observou.

Como forma de acentuar o movimento, os Affas, que já estão em operação-padrão desde dezembro de 2021, intensificarão a mobilização em todo o país a partir de hoje (20), podendo gerar atrasos e filas em portos, aeroportos e fronteiras estratégicas para a entrada e saída de cargas do Brasil. Por outro lado, as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia (pets), de produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas, permanecem com o ritmo normal de trabalho, em virtude da essencialidade do trabalho executado.

Aos filiados, o presidente convocou: “Nossa categoria nunca esteve tão perto da realização desse pleito. Precisamos da participação de todos na Assembleia deliberativa da próxima semana, pois quanto maior a engajamento da classe, mais força teremos frente ao governo.”

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573