Secretário de Finanças do Anffa Sindical, Simplício Alves, completa 44 anos de carreira

O mês de agosto foi de celebração para o secretário que, em quatro décadas, já teve a oportunidade de presenciar muitas modificações no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Se 10 anos em exercício já é uma conquista, imagine quatro décadas. É o caso do secretário de Finanças do Anffa Sindical, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Simplício Alves de Lima, que completou 44 anos de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) neste mês de agosto, e traz com ele muita bagagem.

Simplício conta que, ao longo de todo esse tempo, teve oportunidade de ver ocorrerem muitas modificações no MAPA, com destaque para a criação da carreira.

“Destaco, com muito prazer, a criação de nossa carreira de Fiscal Federal Agropecuário, hoje Auditor, em 30 de junho de 2000. Já em 2006, participei da Assembleia de criação do nosso Sindicato Nacional, hoje uma estrutura solidificada e que luta diuturnamente pelos interesses de nossa carreira”, relembra o sindicalista.

O AFFA conta que chegou ao MAPA no ano do fim da Federalização, iniciada em 1971 com a Lei 5.760.

“Tive o prazer de trabalhar com grandes profissionais e colegas. Posso dizer que trabalhei na época áurea de nossa Casa. Vi passar alguns Ministros que certamente deixaram marcas indeléveis, como Alyssoin Paullinely e outros que, por uma questão de ética, não citarei”, afirma o secretário do Anffa.

Sobre se aposentar, Simplício afirma que, apesar do sentimento de dever cumprido, não está nos seus planos iniciais.

“Tenho colaborado e pretendo fazê-lo ainda mais por algum tempo, especialmente se considerarmos o deficit de AFFAs na estrutura atual, a mercê da grande quantidade de aposentadorias ora ocorrendo”.

Quanto aos novos colegas, Simplício deixa palavras de entusiasmo. “Vistam a camisa dessa brilhante carreira, criada a fórceps e, mesmo ainda não reconhecida totalmente pelo Governo e sociedade, certamente significa demais para nosso país, com ênfase especial para o agronegócio brasileiro”, conclama.

Simplicio Alves de Lima é Médico Veterinário pela UECE/1981; Servidor Público do MAPA desde 01/08/1975; Entre os cargos assumidos, Presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará-SOMEVECE, Diretor Administrativo da SFA/CE, Chefe do Serviço de Defesa Sanitária Animal e Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária - VIGIAGRO/CE, Chefe do Serviço de Fiscalização Agropecuária – SEFAG; Desde 2014, ocupa o cargo de Secretário de Finanças do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.