Anffa Sindical questiona Mapa sobre orçamento da área laboratorial

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários estão preocupados com o baixo orçamento da área laboratorial disponível para 2020. Segundo planilha publicada pelo Mapa, o valor definido para a rede oficial de laboratórios é o mais baixo dos últimos dez anos

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) estão preocupados com o baixo orçamento da área laboratorial disponível para 2020. Segundo planilha publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o valor definido para a rede oficial de laboratórios é o mais baixo dos últimos dez anos.

“Para um montante que já alcançou R$ 138 milhões em 2013, é preocupante os R$31 milhões programados para 2020. Uma redução de 62,51%, comparado à 2019, que teve verba de R$ 83 milhões”, destacou o diretor de política profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade.

O valor anunciado até agora tem gerado intranquilidade entre Affas, pelo risco de um apagão nos laboratórios já em maio, o que poderia comprometer criticamente diversos programas do Mapa, voltados para a sanidade vegetal e animal, qualidade e inocuidade de insumos e à segurança dos alimentos.

Para o diretor do departamento de planejamento estratégico, Ricardo Aurélio, todas as atividades de Defesa Agropecuária que dependem de análise laboratorial podem ser afetadas. “Destaco: diagnóstico de doenças dos animais, controles fitossanitários, análise de insumos agropecuários e análise de alimentos destinados ao consumo da população brasileira e exportação”, complementou.

O Sindicato entrou em contato com o Mapa, no sentido de buscar alternativas de suplementação de recurso de outras fontes. Porém, até o momento não há previsão. O Anffa Sindical continuará promovendo gestões tanto no âmbito do Mapa como Congresso Nacional.