Anffa Sindical cria comitê de coordenação para avaliar impactos da Covid-19 na carreira

As atividades serão realizadas de maneira virtual. A primeira já ocorreu, inclusive, nesta quinta, pela manhã, e a próxima já está marcada para amanhã (27), no período da tarde.

O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, divulgou, nesta quarta-feira (25/3), a resolução n. 3 (veja aqui), que institui o Comitê de Crise para Supervisão, Monitoramento e Coordenação das ações voltadas para os impactos da Covid-19 na Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

“A ideia é tomarmos as providências para cuidar de tudo aquilo que diz respeito à carreira. Uma das questões envolvidas são as condições de trabalho, sobretudo, daqueles que atuam no Vigiagro, que estão na linha de frente nos aeroportos, portos e fronteiras, laboratórios, e na inspeção de produtos de origem animal”, disse o presidente do Sindicato, Maurício Porto.

A convocação e contratação dos 140 AFFAs médicos veterinários já aprovados no último certame, para ajudar a suprir a carência de profissionais nesse momento considerado delicado para o país, além da abertura de novos concursos para as demais especialidades, são outros temas debatidos pelo grupo.

Caberá ao Comitê analisar ainda quaisquer medidas criadas pelo Governo que venham modificar a jornada de trabalho e a redução de salário dos servidores. O assunto também é foco dos debates do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Anffa Sindical é filiado e tem participação efetiva.

Além dos debates no Comitê, o dirigente sindical afirmou que desde fevereiro vem buscando, junto ao MAPA, a garantia de fornecimento de equipamentos de segurança aos AFFAs na preservação da saúde, não apenas dentro das dependências das unidades do Governo, mas nas empresas privadas onde os servidores atuam. Recentemente, um decreto federal considerou as atividades desempenhadas pela carreira como sendo essenciais ao país em meio à pandemia.

“Vale lembrar que os AFFAs, e os demais servidores do MAPA, estarão realizando diagnósticos para o novo Coronavírus na rede de laboratórios oficiais do Ministério, o que se configura em mais uma prestação de serviço de extrema necessidade para o país”, lembrou Porto.

O Comitê de Crise para Supervisão, Monitoramento e Coordenação das ações voltadas para os impactos da Covid-19 na Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário é composto pela presidência, pela vice-presidência, pela Secretaria de Administração, pelas Diretorias de Assuntos Jurídicos, Comunicação, Política Profissional, pelas Coordenações do Conselho de Delegados Sindicais e do Comando Nacional de Mobilização e pela presidência do Conselho Fiscal.