Diretoria de Formação Profissional promove curso sobre dívida pública e relação com as Reformas Tributária e Administrativa

O Anffa Sindical promoverá, por meio da Diretoria de Formação Profissional, o curso “A Dívida Pública e sua Relação com a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa". O objetivo é estudar o histórico do endividamento do Estado, entender o Sistema da Dívida Pública, sua relação com as Reformas Tributária e Administrativa e discutir o papel do movimento sindical frente às propostas do Governo Federal.

Realizado pela escola Dieese de Ciências do Trabalho, o evento ocorrerá nos dias 20, 22, 27 e 29 de outubro, das 9h às 11h30, e terá carga horária de dez horas, com transmissão online via Zoom Meeting. As inscrições deverão ser realizadas na página da Escola Dieese (veja aqui).

Programação - No primeiro dia, os participantes debaterão o processo histórico do endividamento do Estado brasileiro e o papel do endividamento público no processo de desenvolvimento do país.

No dia 22, o curso abordará visões sobre a dívida pública e o diagnóstico sobre os seus problemas. No dia 27, o tema será "Reforma Tributária: diagnóstico, premissas e propostas em discussão" e "Alternativas para construção de um sistema tributário justo: a Reforma Tributária Solidária". Por fim, no dia 29, será a vez de colocar em discussão a Reforma Administrativa com as proposta e os impactos para o serviço público e as propostas de enfrentamento no âmbito das entidades sindicais.

Participarão representantes de organizações que pesquisam sobre os temas e representantes de outras entidades sindicais do Serviço Público para contribuírem com a discussão.

"O conhecimento do histórico da dívida pública brasileira é fundamental para compreensão dos impactos no Orçamento Geral da União e sua relação com as Reformas propostas pelo Governo Federal. O domínio desse tema é importante inclusive para os sindicalistas que participam das campanhas salariais e negociações coletivas da categoria", disse o diretor de Formação Profissional, Guilherme Coda.