Anffa Sindical e Unafa abrem ciclo de palestras no Dia Nacional em Defesa do Serviço Público

Nesta quarta-feira, 24/03, acontece a mobilização em defesa do serviço público, a partir das 8h30. O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, juntamente com o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), Marcelo Corte, abrirão o evento.

“Nós conclamamos todos os filiados, ativos e aposentados, para participar desse dia de valorização do serviço público. Entendemos que a Reforma Administrativa fragiliza muito a ação do servidor com o governo. Do jeito que está, se o texto original passar, nós temos que lutar muito para a manutenção da nossa carreira como típica de Estado. Essa Reforma é muito ampla, aborda todos os entes federativos: união, estados, municípios e Distrito Federal. Ela vem para precarizar a relação do servidor público com seu patrão, o governo”, informou o presidente Janus Pablo.

Para Marcelo, este é um marco da unidade dos servidores públicos do Brasil. “Nós, servidores da fiscalização agropecuária, das 27 unidades da federação, estamos unidos em prol da não aprovação da Pec 32/2020” disse.

Corte falará, ainda, sobre os recursos do governo federal e estados para atividade de fiscalização agropecuária. “Ela é estratégica para o desenvolvimento do país. É uma área que tem sofrido sistematicamente com a falta de recurso, justamente na contramão do resultado que o agro tem gerado para o Brasil, como dividendos importantes para o superávit do país. Contudo, os recursos para esse setor tão estratégico, que é a Defesa Agropecuária, têm sido cortados, e isso faz falta na ponta, causando sucateamento da máquina, de frota de veículos, de estrutura de trabalho, física e humana”, acrescentou. O presidente da Unfafa irá, também, comentar e cobrar mais concursos públicos. “É uma demanda recorrente, considerando o déficit de pessoal. Temos hoje fiscalização agropecuária, pouco mais de 12 mil servidores de carreira e nós precisamos de no mínimo 20 mil, ou seja, há necessidade de mais oito mil trabalhadores envolvidos. Temos uma carência grande de pessoal, de infraestutura para realizar as atividades, precisamos de mais legislação para fortalecer nossas atividades” reforçou.

Às 10h, o consultor Luiz Alberto dos Santos falará sobre a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário como atividade típica de Estado. “Vamos participar, desta mobilização contra a Pec 32/2020, da Reforma Administrativa, conforme a forma proposta pelo governo. Serão diversas atividades organizadas pelo Sindicato e Fonacate. A participação de todos os Affas é muito importante”, complementou o coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Serguei Brener.

Participe acessando o link abaixo: