Autocontrole e Vacinação são pautas de reunião entre Anffa Sindical e Secretaria de Defesa Agropecuária

Foram também discutidos assuntos como  reestruturação remuneratória, reconhecimento das atividades como típicas de Estado e concursos públicos

Nesta quinta-feira, 08/04, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, juntamente o vice, Ricardo Nascimento, o diretor de Assuntos Jurídicos, Rogério Ferreira da Silva, e o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Antonio Andrade, reuniram com o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, para discutir assuntos de interesse da categoria.

Dentre os pontos da pauta está o autocontrole. O Sindicato apresentou a necessidade de ajustes em no Projeto de Lei, que está na Câmara dos Deputados. E para reforçar o assunto, Leal foi convidado para participar da reunião do Conselho de Delegados Sindicais, que ocorrerá dia 14/04, o qual concordou.

Foi colocada, ainda, a questão do aviso ministerial do Mapa ao Ministério da Economia, com a solicitação da reestruturação remuneratória da carreira e reconhecimento das atividades típicas de Estado. O Anffa Sindical fará gestões junto ao Ministério da Economia e parlamentares para dar encaminhamento ao pedido da Ministra.

Em continuidade, entrou a questão da vacinação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) contra a covid-19. Conforme informou o secretário, o Ministério da Agricultura enviou ao Ministério da Saúde lista nominal dos servidores que estão na linha de frente das atividades. Faz-se necessária uma ação junto aos estados e municípios, uma vez que não há uniformidade nacional de parâmetros. “O Sindicato enviará um documento padrão para as Delegacias Sindicais, a fim de intervirem nas instâncias municipais”, acrescentou Pablo.

Foram solicitadas à SDA informações para enviar à Fundação Getúlio Vargas, no intuito de subsidiar o estudo a ser realizado pelo órgão, sobre o impacto das atividades dos Affas durante a pandemia.

Por fim, entrou em discussão a questão de novos concursos públicos, lembrando que o Ministério da Economia já estabeleceu um prazo, para os ministérios solicitarem concursos para 2022, o que é de praxe. “Estamos acompanhando este procedimento”, complementou Janus.