DS-PE disponibiliza kit para proteção contra covid-19

A Delegacia Sindical de Pernambuco com apoio da Diretoria Executiva Nacional (Direx), atendeu a pleitos dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) lotados nos Vigiagros de Recife (PE), Porto de Suape e Vale do São Francisco, disponibilizando máscaras faciais  e álcool em gel 70%

A Delegacia sindical de Pernambuco com apoio da Diretoria Executiva Nacional (Direx), atendeu a pleitos dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) lotados nos Vigiagros de Recife (PE), Porto de Suape e Vale do São Francisco, disponibilizando máscaras faciais  e álcool em gel 70%, pela ausência desse material de proteção individual nesses locais de trabalho, o que os coloca em risco com relação ao coronavírus, que vem circulando de forma mais agressiva e identificação de novas cepas ainda mais virulentas.

“Não vamos deixar nossos colegas, assim como outros funcionários do Mapa, expostos a esse vírus. Disponibilizar os utensílios de segurança, é o mínimo que podemos oferecer nesse momento, com novas cepas, fruto de mutações circulam em nosso país. A as fronteiras aéreas e marítimas estão vulneráveis, inclusive, com relação aos casos recentes no Maranhão”, alertou o Delegado Sindical de Pernambuco e Affa, Luiz Gonzaga.

Em complemento, o diretor de Comunicação e Relações Públicas da delegacia, Moacyr Sobreira, informou que acionou o Superintendente Federal de Agricultura do estado, para pedir que novas remessas de Equipamentos de Proteção Individual (Epis) sejam adquiridas e enviadas aos Affas do Vigiagro. “Também, solicitei que sejam mobilizados outros superintendentes, no intuito de sensibilizar a ministra da agricultura, Tereza Cristina, com o objetivo de iniciar a vacinação dos Affas e demais servidores lotados nesses locais”, acrescentou.

Ademais, a DS-PE autorizou a confecção de máscaras de tecido, que serão distribuídas aos Affas até o final do mês de maio. “Continuaremos atentos às ações requeridas ao gestor estadual do Mapa, para propiciar aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários de Pernambuco condições sanitárias seguras no dia a dia de trabalho”, reforçou Gonzaga.

O Affa, lotado no Vigi-Vale, em Petrolina (PE), Carlos Augusto Martins Pereira, reiterou a importância da disponibilização de EPIs, para os auditores em atividade. “O nosso serviço é executado em empresas de exportação de frutas, uvas e mangas, em packings-houses, em muitos casos, com muitas pessoas e, se torna imprescindível a proteção, para evitar a contaminação pelo covid-19. Uns três colegas da nossa unidade já testaram positivo para o novo coronavirus e, felizmente, reagiram bem, mas temos colegas com comorbidades (que ainda não entraram na etapa de imunização) e idosos, sendo muito importante a ação do nosso Sindicato em buscar a vacinação deles”, enalteceu.

Pleito atendido

Nesta quarta-feira (26), foi anunciado pela Secretaria Estadual de Pernambuco a autorização para a vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos