Curso promovido pela DS-PE teve enfoque em capacidades técnicas e humanísticas para AFFAs

Na semana de 02 a 06/08, foi realizado o Curso Gestão e Liderança para o agronegócio, promovido pela DS-PE. Com a participação de AFFAs de outros cinco Estados do 2° e 8° SIPOA, assim como membros do LFDA, o treinamento abordou temas como liderança, comunicação, assertividade, competências não-técnicas, entre outros.

Para a AFFA Sylvia Sabino do LANAGRO/PE o encontro foi uma “oportunidade ímpar de autoconhecimento, pois pudemos ter acesso a informações e reflexões sobre gestão e liderança que não tivemos em nossa formação básica que nos fazem falta na rotina”, avalia.

De Minas Gerais, a AFFA Andrea Melo considera que “o treinamento foi importante para minhas atividades atuais porque abre novos caminhos na forma de conduzir as equipes que temos no LFDA/MG. Com aplicação direta, por exemplo, pude entender melhor como fazer uma comunicação assertiva, como delegar atividades de acordo com o perfil das pessoas de forma a obter melhores resultados, entender a diferença entre influenciar e manipular, como motivar a equipe e obter confiança mútua com transparência nas informações.”

Nesse sentido, Sylvia detalha um pouco mais sobre os aprendizados obtidos durante a semana: “Tratamos da importância de nossas competências humanísticas/comportamentais e entendemos como, para além do conhecimento, precisamos de habilidades específicas assim como atitudes para alcançarmos resultados. Sob o aspecto do agronegócio, refletimos sobre as mudanças na relação do produtor X consumidor no agronegócio nos últimos anos e os impactos na Defesa Agropecuária, além de análises importantes sobre o autocontrole.”

Sylvia faz uma análise valiosa da importância do treinamento na prática: “Não tenho nenhuma dúvida da aplicabilidade dos conhecimentos e reflexões que ocorreram durante o curso, pois, as dificuldades diárias em ser gestores de equipes, tratar com manutenção, compra, calibração de equipamentos, toda a rotina de um LFDA que envolve gestão e liderança apresenta dificuldades maiores ou menores depende do perfil /habilidade pessoal do AFFA.”

Ela  inclui ainda a questão da tipicidade da carreira que vem sendo discutida dentro da Comissão que trata da Reforma Administrativa. “Penso que a carreira de AFFA é, de fato, uma Carreira de Estado e deve ocupar os cargos de liderança e gestão no MAPA. Para isso, é necessário haver preparo, treinamento, acesso a informações que nos dêem melhores condições de alcançar mais e melhores resultados diante de cobranças crescentes.” E finaliza destacando o papel do Sindicato na promoção de atividades de capacitação como essa: “Assim o Anffa, poderá nos ajudar – e muito – suprindo-nos com este tipo de treinamento que nos fortalece como carreira para que possamos ocupar nossos espaços de liderança e gestão com mais segurança e competência.”