MAPA lança campanha de conscientização contra a PSA com apoio do Anffa Sindical

Lançada na tarde desta quinta-feira, 26/08/2021, a campanha chamada “Peste Suína Africana, Aqui Não!” vem reforçar uma necessidade primordial no controle de fronteiras internacionais. 

Após a confirmação de dois casos de PSA na República Dominicana, um alerta se acendeu na Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional – Vigiagro, e foi criado o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do Ministério da Agricultura – MAPA. 

Agora, de modo a intensificar as ações que vêm sendo empreendidas (Leia mais aqui e aqui), o Ministério da Agricultura lançou a campanha a fim de educar os públicos que podem ter contato com o vírus.


A campanha

“Nossos dois públicos-alvo principais são a população em geral, no caso dos viajantes; e o produtor de suínos”, disse a coordenadora de comunicação de risco,  Patrícia Távora, do MAPA.
Desse modo, toda a comunicação está direcionada à conscientização desses públicos em evitarem a introdução do vírus no Brasil.

Com foco na informação, de modo a instruir a população acerca dos perigos que a PSA pode trazer, assim como maneiras de evitar a inserção do vírus em território nacional, o material elenca atitudes a serem evitadas por viajantes e produtores, ressaltando tanto o aspecto econômico, quanto o sanitário. Por fim, destaca ainda os sintomas que animais contaminados podem apresentar, e como o produtor deve proceder nesses casos.

Parceria com o Anffa Sindical

O Diretor de Comunicação do Anffa Sindical, Antônio Andrade, avalia que “para o Anffa é uma honra participar desta campanha em parceria com a ABPA e o MAPA, uma vez que este é o momento de reunir esforços no sentido de evitar a introdução da enfermidade no país.”

Ele ainda complementa ao dizer que esta é “uma oportunidade valiosa de nos engajarmos em ações que dizem respeito ao interesse coletivo saindo da pauta exclusivamente corporativa e sindical”, considera.

Por fim, caberá aos parceiros – a ABPA e o Anffa – preparar o material de apoio com suas respectivas logomarcas, para a campanha que será veiculada nos principais aeroportos do país e está prevista para durar até março de 2022.

Veja na galeria abaixo o material de divulgação da Campanha.

01

01

Você sabia ?
02

02

Faça a sua parte!
03

03

#PSAAquiNão!
04

04

Medidas de prevenção para suinocultores
05

05

Ações necessárias aos primeiros sinais de PSA
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573