Direx faz primeira reunião presencial após o início da pandemia de covid-19

Começou em 24 de agosto a primeira reunião presencial da nova Diretoria Executiva Nacional (Direx). Diversos assuntos estão em debate como reestruturação salarial da carreira, PL 1293/21 - que se refere ao autocontrole, orçamento 2022, Lei Orçamentária Anual (Loa), dentre outros.

De acordo com o secretário-geral, Rodrigo da Costa Machado, este é um momento de extrema importância, principalmente por conta da agilidade nas decisões. “Nossas reuniões são muito dinâmicas, surgem demandas pontuais, que precisam ser resolvidas durante a própria semana e necessitam do compartilhamento entre os diretores, por isso a importância da reunião presencial, que também leva à integração. Temos pessoas novas na diretoria, que entraram recentemente no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), não conhecem os próprios colegas e tampouco a dinâmica do Sindicato”, informou.

O diretor de Política Profissional, Welciton Alves, corroborou com a questão de se ter reunião presencial. “É um momento de integração e de alinhamento de muitos pontos que tem entre as pastas e nesse momento a gente começa a formar o corpo mais coeso da Direx. Já tivemos cerca de 20 reuniões online durante esse período, nunca nos reunimos tanto como a gente se reúne agora. O momento está muito mais desafiador do que outrora foi, a situação está mais adversa”, comentou. Assuntos da pasta estão diretamente ligados nas discussões, o que facilita o alinhamento dos temas. “Você vê as necessidades aflorarem, começa a criar prioridades dentro do que precisa resolver”, acrescentou.

Experiências novas integram as proposições desta gestão. Exemplo disso, é o diretor suplente Leonardo Castro. “Essa é a minha primeira gestão do Sindicato, entrei no Mapa em 2018, sou o mais jovem do grupo, em tempo de Ministério e é minha primeira experiência no Sindicato. Pra mim está sendo enriquecedor porque o quadro da diretoria é muito experiente, cada fala é um aprendizado gigantesco”, reforçou. Castro também deu ênfase na experiência do olho a olho. “A gente já tem uma rotina de reuniões que é bem intensa, praticamente toda semana a nos reunimos de forma online e essa primeira, presencial, é notável a diferença do fluir da discussão. A integração é inegável, tem um clima mais descontraído e praticamente todo tempo é aproveitado, porque discutimos sobre os temas no intervalo, no caminho para o hotel, é um aproveitamento quase que integral do tempo”, concluiu.

Os dirigentes da Direx continuam as discussões até o dia 27, para encerramento e fechamento das discussões das pautas.