Reunião da Diretoria de Aposentados e Pensionistas apresenta panorama da carreira e planos para 2022

Acontece hoje e amanhã (11 e 12/11) a primeira reunião presencial da Diretoria de Aposentados e Pensionistas do ano, no Rio de Janeiro.

A abertura do evento foi feita pelo Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo. Durante a fala, Janus destacou as principais ações administrativas tomadas pela gestão, como a redução drástica dos custos do Sindicato, e alteração de processos de trabalho que, segundo ele, "é uma revolução que não aparece a princípio para o sindicalizado, mas reverte-se em mais ações voltadas aos objetivos finalísticos sindicais." Ainda, deu destaque à renovação do Conselho de Delegados Sindicais, em que  2/3 dos delegados foram substituídos, o que aporta a nova visão ao Sindicato.

Logo após, o Diretor de Aposentados e Pensionistas, José Luiz Castilhos comemorou a oportunidade de conhecer e encontrar os colegas pessoalmente. “Um dos motivos de estarmos aqui é nos conhecermos, uma vez que, desde a eleição desta gestão não foi possível nos vermos pessoalmente, devido à pandemia do Covid-19”, disse.

A seguir, o diretor relembrou os diplomas legais que compuseram a carreira ao longo de sua trajetória e ressaltou a relevância das atribuições exercidas pelos AFFAs e voltadas à saúde pública e ao agronegócio, com reflexos na balança comercial do País. Castilhos apresentou ainda, o percentual de filiados aposentados e pensionistas do Anffa Sindical divididos por Unidade da Federação e destacou as reformas ocorridas na previdência nos últimos anos assim como os prejuízos trazidos por elas aos servidores públicos.

Nesse sentido, o Presidente falou sobre as principais pautas de interesse da carreira, confira abaixo:

Novos Adidos Agrícolas

Em relação às ações políticas do Anffa Sindical, Janus celebrou a notícia de seis novos Affas que foram nomeados como Adidos recentemente e declarou: "Continuaremos a lutar pela exclusividade para a carreira."

Expansão de atividades e Concurso Público

O Anffa Sindical vem trabalhando em ações cujo objetivo é expandir as atribuições dos AFFAS, pois segundo Janus Pablo "a segurança alimentar está relacionada à segurança nacional". Em complemento, Janus citou o PL 1.595/19 que trata do Agroterrorismo e a inclusão do Vigifronteira no PL 1.293/21.

Para isso, destacou ainda o trabalho sindical para a ocorrência de novos concursos para a carreira. Em relação a este aspecto, o Sindicalista mencionou o trabalho da Fundação Getúlio Vargas - FGV que contém números favoráveis aos AFFAs.

Reforma Administrativa e Reestruturação

O Presidente destacou também toda a articulação realizada com as demais carreiras em oposição à PEC 32, da Reforma Administrativa que, em sua opinião, "não é útil ao serviço público, visto que o texto atual permite a terceirização até das atividades típicas de Estado". Ainda, fez menção ao intenso trabalho realizado com parlamentares e representantes de setores regulados pela SDA em prol da reestruturação remuneratória da carreira. "Muitos estavam neutros, tornaram-se favoráveis e hoje estão engajados", avaliou.

Por fim, José Castilhos declarou que a Diretoria de Aposentados possui boas perspectivas para o ano seguinte: "Estamos trabalhando com uma programação que inclui 19 encontros de aposentados e pensionistas em 2022. Tudo isso com a finalidade de motivar os colegas aposentados e pensionistas a participarem, se engajarem nas ações do Sindicato.” e finalizou: “Hoje, mais de 50% dos filiados são aposentados e precisamos cuidar com carinho desses colegas que são parte da nossa história.”