Em campanha do Sindicato, Affa orienta sobre identificação de vinhos e espumantes

O material de campanha lançado pelo Anffa Sindical sobre como escolher vinhos e espumantes trouxe a expertise do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa) Juliano Simioni, chefe do Serviço de Inspeção de produtos de Origem Vegetal (Sipov), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para falar sobre as opções no mercado e trazer curiosidades a respeito do consumo das bebidas no país.

Foto: Freepik.com

A ideia das peças publicitárias, disponíveis no site do Anffa Sindical e nas nossas redes sociais e distribuídas à imprensa, foi também uma forma de valorizar o trabalho de quem é responsável pelo que é consumido na mesa do brasileiro.

“O MAPA e a nossa carreira, de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, são aqueles que fazem a inspeção e fiscalização dessas atividades no Brasil. Podemos dizer que graças a esse trabalho que fazemos com muita dificuldade, especialmente nos últimos anos com a redução do efetivo, conseguimos manter as atividade a ponto de garantir altos níveis de conformidade dos produtos consumidos”, disse o especialista que contribuiu para o conteúdo.  

Dicas para o consumo

Além de explicar sobre a importância de dar visibilidade às atividades da carreira, Juliano Simioni deu algumas dicas valiosas sobre a origem das bebidas. No caso de vinhos importados, a rotulagem em língua portuguesa é um sinal de que a bebida tem seu número de registro junto ao Mapa e passou por teste de qualidade. Ainda que produzidos no Brasil, também há de se observar a importância de analisar o rótulo, o número do registro do produto concedido pelo Ministério e o nome da vinícola que o produziu. A atenção do consumidor evita que ele alimente o mercado clandestino, que prejudica a economia e a saúde de quem consome produtos dessa natureza. 

“Orientamos aos cidadãos que procurem sempre adquirir os produtos em estabelecimentos que têm uma política de oferecer um produto de qualidade e com origem. Depois, observem atentamente as rotulagens dos produtos sobre o que é, sua classificação e sua origem, ou seja, quem o produziu, além do registro junto ao MAPA. E por fim, a questão do preço do produto. Quando ele está com valor muito atrativo também é indicativo de que pode ter alguma coisa errada, como falsificação, até com troca de rotulagem, ou origem clandestina”, explicou.

Na publicação, o chefe do Serviço de Inspeção de produtos de Origem Vegetal também ensinou ainda a harmonizar o vinho com alguns pratos e apresentou informações sobre os espumantes, que também são considerados vinhos. O leitor poderá conhecer as classificações de cada tipo da bebida, conforme o teor de açúcar, entre outros detalhes.

O diretor de Comunicação endossa a importância desse profissional em materiais de divulgação dessa natureza. “Nosso agradecimento à área técnica porque sem a contribuição dos Auditores especialistas, não teríamos material tão rico para campanhas como essa”, reforçou.

Consumo Seguro 

A cartilha e o vídeo integraram a proposta de uma campanha maior, intitulada "Consumo Seguro". O projeto piloto ocorreu no período da Semana Santa, quando há o aumento do consumo de pescados, especialmente do bacalhau. Neste período, o Sindicato divulgou a cartilha digital “Aprenda a comprar o verdadeiro bacalhau”, com intuito de informar o cidadão as formas de reconhecer verdadeiramente a iguaria. Confira.

 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573