Sindan e Abipesca enviam ofícios de apoio à reestruturação à Casa Civil 

Foram enviados, respectivamente na última quarta e quinta-feira (23 e 24/02) dois ofícios ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, demonstrando apoio à reestruturação remuneratória dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Foto de Kampus Production no Pexels
Foto de Kampus Production no Pexels

O primeiro documento, de 23/02,assinado pelo presidente da Associação Brasileira de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo Naslavsky, foi emitido após a reunião entre dirigentes do Anffa Sindical e daquela entidade (leia mais aqui).

No comunicado, a Associação destaca a importância do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ressalta, além do apoio ao pleito dos AFFAs, sua apreensão diante do momento vivido, que é de mobilização pelo atendimento dessas demandas.

Relacionando o trabalho das duas entidades, Eduardo Naslavsky pontua que os produtos provenientes da aquicultura e da pesca produzidos e comercializados no Brasil encontram, no Serviço de Inspeção Federal e no trabalho desempenhado pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, a certificação necessária para comercialização desses produtos nacional e internacionalmente e ressalta: “A valorização salarial dos Auditores Fiscais se torna importante não apenas pelo reconhecimento necessário aos trabalhos executados, mas fundamentalmente para evitar o esvaziamento de uma carreira que é indispensável e essencial à segurança alimentar nacional e ao fomento das exportações."

Demonstrando conhecimento do atual quadro de pessoal, e intercedendo pela realização de concurso público para a categoria, Eduardo destaca ainda que “a carreira de AFFA, atualmente com quadro reduzido e alto índice de aposentadorias em decorrência da ausência de novos entrantes, se constitui em um serviço essencial à Nação. Qualquer paralisação ou quebra do fluxo operacional dos serviços prestados às empresas tem potencial para gerar prejuízos cumulativos ao País de dimensão incomensurável”, considera.

A Associação finaliza sua manifestação evidenciando aspectos econômicos e externando seu desejo de que haja entendimento entre o governo e os AFFAs. “O agronegócio é hoje a força motriz da economia nacional. Geramos milhões de empregos e trilhões de reais para o produto interno bruto. Toda essa performance depende, além do setor privado, dos serviços prestados por essa importante carreira. Assim, manifestamos nosso apoio aos pleitos da ANFFA Sindical aguardando um desfecho positivo para negociação em curso.”

No dia seguinte, 24/02, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) encaminhou ao mesmo órgão o Ofício nº 034 / 2022 a respeito da mesma pauta. 

Destacando ser a entidade representativa de cerca de noventa por cento das indústrias atuantes no mercado brasileiro de medicamentos veterinários, o presidente da instituição, Delair Angelo Bolis ressalta que “as atividades do setor produtivo de saúde animal, dada a regulação das atividades em questão, tem sua atividade fortemente impactada pela atuação destes zelosos servidores públicos.”

Solicitando que seja oportunizada uma reunião com os interessados para o devido encaminhamento das demandas de reestruturação da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o Sindan reforça sua posição junto à categoria finalizando sua moção de apoio. 

Para o Coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Serguei Brener, a contribuição dessas entidades colabora com a luta da carreira dos AFFAs. “Os ofícios encaminhados pelo Sindan e pela Abipesca, duas importantes entidades representativas do agronegócio brasileiro, são muito importantes para nós Auditores Fiscais Federais Agropecuários pois reconhecem o empenho e dedicação dos membros dessa carreira que permaneceu trabalhando com muita dedicação durante todo o período da pandemia, certificando a qualidade dos  produtos do agro e assegurando o saldo positivo do setor na balança comercial”, avalia.

Fique atento às notícias do Anffa Sindical e conheça os próximos encaminhamentos acerca das pautas citadas.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573