Síndrome de Burnout: Affas podem contar com apoio do MAPA após identificação da doença

A equipe de comunicação do Anffa Sindical vem divulgando uma série de reportagens sobre a Síndrome de Burnout, com informações de como os Auditores Fiscais Federais Agropecuários podem se prevenir e como identificar a doença. 

O aumento da quantidade de casos no mundo é tão alarmante que, já em janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou esse distúrbio oficialmente como uma doença. Com isso, as organizações devem ficar atentas para esse risco e como tratar os funcionários que apresentem o chamado “estresse crônico de trabalho”. 

Nas organizações públicas não é diferente. Um dos casos identificados como Síndrome de Burnout é de uma filiada do Anffa Sindical que está afastada há meses das atividades profissionais por conta do quadro de depressão, transtorno de ansiedade generalizada e neuralgia pós-herpética no nervo ciático. 

Para casos como este e outros que afetem a vida laboral do servidor, o Ministério da Agricultura tem o Programa Colo de longe, de acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor do MAPA, Ana Paula De Souza Rodrigues.

“Nós temos um profissional de psicologia na coordenação de Saúde e um psicólogo voluntário na região Sul. Como o quadro de profissionais de saúde é bem reduzido, temos um atendimento ocupacional on-line. Criamos esse programa e, por meio dele, abrimos inscrições de acordo com a capacidade para atendimento”, disse. Segundo ela, recentemente, foi divulgada a abertura de 30 vagas, que foram disponibilizadas para o Brasil todo. “Os primeiros 30 inscritos são encaminhados para os dois psicólogos e os demais ficam no cadastro reserva. Ou seja, na medida em que vão se encerrando os atendimentos, são chamados os remanescentes. Essa medida tem, inclusive, contemplado os servidores que sofrem de síndrome de Burnout, cujo relato foi colhido neste Programa. Tem sido bastante produtivo, mesmo com equipe reduzida”, ressalta coordenadora.

Tratamento


De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos. O resultado pode surtir efeito dentro de um a três meses e a recomendação é de que, após diagnóstico médico, a pessoa se afaste do trabalho e priorize atividades que proporcionem bem-estar e lazer junto a amigos, familiares, entre outros.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573