Sindicato capacita colaboradores em Sistema de Gestão da Qualidade, conforme norma ISO 9001:2015

Aconteceu nos últimos dias 02 e 03/05 um curso de capacitação na norma ISO 9001, na sede do Anffa Sindical em Brasília. Com duração de 16h, sob orientação do Auditor e Instrutor em Processos Luciano Rolin, 12 colaboradores do Sindicato foram apresentados aos princípios da gestão da qualidade e atualizados acerca dos conceitos de planejamento, operação e melhorias de processos.

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, destacou a necessidade de o sindicato investir nesse tipo de aperfeiçoamento. “Entendemos que é fundamental elevar o patamar de nossa entidade em relação à melhoria de processos e unificação de procedimentos. Novas metodologias têm surgido, e quem não as absorver ficará obsoleto.”

O vice-presidente Ricardo Aurélio reafirmou o compromisso da entidade com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e o diretor de planejamento, Paulo Reis, celebrou a visão da presidência do Sindicato em atualizar e integrar os colaboradores recém-chegados. “Temos essa capacitação planejada há bastante tempo, mas devido à pandemia no Covid-19 não foi possível realizá-la no tempo previsto. Apesar disso, somos uma instituição comprometida com a melhoria constante, então, assim que a situação sanitária permitiu, reunimos esse grupo para essa qualificação.”

Segundo Paulo, o SGQ impacta diretamente na gestão da qualidade do Sindicato, em especial dada a dinâmica de eleições sindicais que acontece a cada três anos. “É necessário que os gestores das diversas áreas estejam imbuídos dos princípios básicos da gestão da qualidade, assim como cientes da cadeia de ações necessárias para implantar um sistema dessa magnitude”, avaliou o diretor.

Após o treinamento, e com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, o diretor espera que gestores e colaboradores possam retomar, numa velocidade maior, a tarefa de revisar os documentos de qualidade, corrigir as inconformidades e então, realizar a primeira auditoria interna no ano de 2022.

Paulo Reis finaliza certificando que o treinamento foi um sucesso, e acredita que todos os envolvidos terão agora, plenas condições de trabalhar melhor a gestão da qualidade no Anffa Sindical.