Affa é homenageado em Itajaí. “Sempre esteve disponível para a carreira.”

“Aprendi muito com ele, não só sobre o serviço em si, mas também sobre a vida.”

Foi inaugurada na última quarta-feira (13) uma placa em homenagem ao Auditor Fiscal Federal Agropecuário e engenheiro agrônomo Edmardo Raymundo de Souza, na unidade de armazenagem da Localfrio em Itajaí-SC.

Nascido em 17/11/1953 e natural de Alegre-ES, Edmardo mudou-se para Santa Catarina em 1979 quando começou a trabalhar no MAPA no município de Rio do Sul-SC. Algum tempo depois foi transferido para o Porto de Itajaí, onde trabalhou até aposentar-se, em 2016. 

Edmardo Raymundo de Souza faleceu em 25/07/2021 em decorrência de um câncer no pâncreas, deixando a esposa Idalina e os filhos Eduardo e Grazieli. De acordo com Idalina, foi um grande grande esposo e grande pai. Profissionalmente, foi um exemplo a ser seguido, sempre buscando o melhor para os colegas e para a carreira.

A homenagem foi iniciativa de um entreposto da região, responsável por um armazém, onde o próprio Auditor trabalhava e os colegas de Edmardo atuam até hoje. "Diante da necessidade de nomear a nova sala, avaliamos que seria justo homenageá-lo por sua trajetória que é de muito respeito, dedicação, profissionalismo e doação, como profissional e como ser humano", informou o Gerente Geral da Localfrio em Itajaí, Lucas Balioli. Assim, a placa foi instalada na entrada da sala de fiscalização de bebidas, idealizada por Edmardo, para desempenho das atividades dos AFFAs que atuam na área vegetal. Na mesma unidade de armazenagem, há ainda, um local destinado a uma futura área de segregação de mercadorias, também planejada por ele (foto).

"Este é o nosso reconhecimento por tudo que o Dr. Edmardo fez, pelo legado que deixou aqui em Itajaí", disse Lucas Balioli.

Sua colega Valéria Garrido de Souza destaca que falar de Edmardo é falar da carreira do AFFA, pois ele sempre batalhou pela valorização da classe, inclusive candidatando-se à diretoria do Sindicato, mesmo enquanto estava em tratamento contra a doença. “Para mim e para minha família era como se fossemos família, inclusive brincávamos que não éramos Souza por coincidência, mas sim por obra divina. Saudades eternas desse colega e grande amigo.”

O Doutor Auditor Edmardo, como era conhecido pelos colegas, foi primeiro delegado sindical após a constituição do Anffa como Sindicato, relembra Rodrigo Machado. “Foi um grande entusiasta da carreira. Defendia que nós affas tínhamos de manter a cabeça erguida e nos orgulhar de nosso trabalho, pois em termos de importância, não devíamos nada a nenhuma outra carreira. Nunca fugiu da luta. Enquanto muitos colegas não se dispunham a agir de maneira concreta, ele sempre esteve disponível para carreira.”

“Nas empresas que fiscalizava, ele sempre dizia que não queria ser apenas mais um profissional, mas fazer a diferença garantindo a melhor qualidade de serviço para o consumidor e para o empresário, certificando-se que as mercadorias fossem bem cuidadas e os serviços bem prestados”, informa Idalina, que trabalhava junto com o esposo.

“Aprendi muito com ele, não só sobre o serviço em si, mas também sobre a vida.” Informa Bruno Teixeira. “Muito consciente, Dr. Edmardo sempre procurava estruturar o serviço não só para atender às nossas demandas, mas ao mesmo tempo, protegendo a agricultura, e o meio ambiente contra a invasão de pragas e ameaças ao ambiente produtivo.”

Apesar da saudade que fica entre os familiares e os colegas, a ausência do Dr. Edmardo “é uma grande lacuna que nunca será fechada”, avalia Bruno.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573