Anffa Sindical proporciona curso sobre lei de proteção de dados para colaboradores

Atividade foi realizada pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho sobre proteção de dados pessoais na internet, assim como dados do sindicato e seus filiados.

Foto: Anffa Sindical

Integrantes do Anffa Sindical e suas respectivas delegacias participaram, nos dias 06, 08, 13 e 15 de setembro, do curso sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de forma remota, pela formadora Débora Sirotheau, em nome da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.

O curso teve como objetivo abordar a lei 13.709/18, de proteção de dados. Durante quatro dias, 36 colaboradores aprenderam profundamente ao que se refere a proteção de dados dentro da empresa, estes que são coletados de filiados e terceiros.

Além disso, o curso demonstrou a importância de proteger dados pessoais na internet, devido à grande circulação e globalização que ocorre atualmente. Temas como consentimento específico para o compartilhamento de dados com outras fontes e a liberdade de expressão, informação, comunicação e opinião foram debatidos ao longo do curso.

A colaboradora da delegacia de Alagoas, Lucineia Porangaba de Almeida, diz que antes do curso não tinha total entendimento sobre a lei em todos os parâmetros, mas com as explicações da formadora, ficou mais ciente e atenta ao uso de dados. “Foram importantíssimas as informações passadas, na DS já tínhamos total cuidado com os armazenamentos, manipulação dos dados coletados, depois do curso, teremos muito mais, e principalmente no que se requer sigilo”, disse Lucineia. “Por último, agradeço a Diretoria do ANFFA Sindical, pela oportunidade que os colaboradores tiveram em de um novo aprendizado”, finalizou.

A atividade será certificada como Curso de Extensão pela Escola DIEESE. Os certificados serão enviados em formato digital para o e-mail cadastrado no momento da matrícula em até 10 dias úteis.