Anffa promove carreira junto ao Ministério da Economia

Na última terça-feira (11), o presidente e vice do Anffa Sindical, Janus Pablo e Ricardo Aurélio estiveram reunidos com o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal e a chefe de gabinete da secretaria, Adriana Cavalcanti, para tratar de uma ação interministerial entre os Ministérios da Agricultura e Economia, que deverá acontecer ainda neste ano. A ação, de iniciativa da Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas do Mapa, Sara Martins, envolve também representantes da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa).

Image by rawpixel.com on Freepik

Trata-se de uma série de visitas técnicas que serão realizadas em importantes locais de atuação dos Affas, para conhecimento das ações realizadas pelos auditores fiscais federais agropecuários, assim como dos técnicos em fiscalização federal agropecuária. O presidente Janus Pablo explica um pouco mais sobre as perspectivas dessa ação: “O objetivo dessas visitas será propiciar a verificação do caráter das nossas ações de fiscalização e auditoria com o objetivo de atualizar a arquitetura e estrutura das carreiras.”

Segundo Pablo, a proposta de ação interdisciplinar é antiga e vem sendo trabalhada pelo Anffa Sindical junto à SDA e à alta gestão do Mapa há algum tempo. Para o presidente do Sindicato, a concretização dessas visitas é valiosa. “É importante que outras áreas do governo tenham ciência de que os affas e técnicos de fiscalização agropecuária executam tanto as ações de fiscalização que são inerentes ao escopo das carreiras, como também as atividades de auditoria”, defendeu.

Inicialmente estão previstas visitas em cinco pontos fundamentais de atuação das categorias em São Paulo, são eles: Porto de Santos, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, o Aeroporto de Guarulhos, além de uma unidade frigorífica de expressão que exporta itens para os Estados Unidos e uma unidade farmacêutica onde são realizados procedimentos de auditoria fiscal.

Para Ricardo Aurélio, a ação acontece num momento ímpar, em que se o governo se prepara para retomar as discussões sobre a PEC 32, da Reforma Administrativa, após o período eleitoral. “A análise das atividades dos auditores agropecuários e técnicos sendo realizada in loco fortalece a compreensão de que essas atividades são essenciais e devem ser valorizadas”, disse.