Segunda edição do SEDAGRO dá destaque às discussões sobre influenza aviária

Diante do sucesso de público e das boas avaliações acerca do Primeiro Seminário sobre Defesa Agropecuária, ocorrido em março de 2022 (relembre aqui), o Anffa Sindical divulga a realização da 2ª edição do evento, a ser realizado em São Paulo dos dias 28 a 30 de março de 2023.

Segunda edição do SEDAGRO dá destaque às discussões sobre influenza aviária
Image by Freepik / Image by ebhy on Freepik / Montagem: Anffa Sindical

O SEDAGRO tem o objetivo de oportunizar e atualizar o debate sobre temas voltados à defesa agropecuária, a inspeção de produtos cárneos e a regulamentação de produtos à base de proteína vegetal. Este ano, com o alerta para a prevenção contra o ingresso da influenza aviária no Brasil, painelistas integrantes do governo e da iniciativa privada debaterão sobre os desafios e possibilidades desse cenário.

O evento se inicia no dia 28/03 às 15h com a discussão sobre os Desafios da Defesa Agropecuária no Brasil. Com foco nos programas de governo, nas ações no campo, nas agroindústrias, laboratórios e unidades de fronteira do País, estarão presentes o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, a Superintendente Federal de Agricultura em SP, Andrea Moura e o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Goulart.

No mesmo dia, às 16h, membros da academia, do governo e de conselhos de classe debaterão sobre a Influenza Aviária e os riscos à entrada da doença no Brasil. Com mediação da delegada do Anffa Sindical em São Paulo, Gisele Camargo, estarão presentes ainda o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Eduardo Cunha, a Diretora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sullivan Alves, a Pesquisadora do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Agro), Talita Priscila, e um membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, ainda a definir.

No dia seguinte, serão abordados os direcionamentos das atividades voltadas à fiscalização e inspeção industrial e sanitária de produtos cárneos para os próximos anos. Com foco em temas atuais como autocontrole, certificação sanitária, responsabilidade técnica, inspeção com base em risco entre outros, a mediação do debate será realizada pelo Secretário Geral do Anffa Sindical em São Paulo, Henrique Pedro, com participação do diretor de Comunicação do Sindicato, Antonio Andrade, da Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ana Lucia Viana e de integrantes da iniciativa privada, como a Diretora Técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Cinthia Torres, bem como a Diretora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sullivan Alves.

O evento se encerra no dia 30/03 com a discussão sobre a Regulamentação de Produtos à Base de Proteína Vegetal, às 15h. Na ocasião, serão abordados os fundamentos para a regulamentação de produtos à base de proteína vegetal. Na pauta: informação ao consumidor, coexistência com produtos à base de proteína animal, inovações, rotulagem, regulamentação em outros países e temas atuais.

Para este encontro estão confirmadas as presenças do Assessor de Políticas Públicas do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), Alexandre Cabral, do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) do Ministério da Agricultura e Pecuária, Hugo Caruso, da Professora Associada do Laboratório de Avaliação Nutricional e Funcional de Alimentos da Universidade Federal de Lavras, Ellen de Souza, da Assessora Técnica da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), Fátima D’Elia e do Diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Antonio Marcos Pupin. A mediação será realizada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Paraná, Elton Massarollo.

Todos os painéis de discussão acontecem no Auditório Mário Lanznaster, localizado no Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP, durante a IV Expomeat. A participação é gratuita, por isso é aconselhável a chegada com ao menos 30 minutos de antecedência. Participe !

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573