Affas podem ceder informações ao Sindicato para divulgação da carreira e serviços, assegura secretário executivo adjunto do MAPA

No último mês, representantes do Anffa Sindical estiveram reunidos junto ao secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luiz Antonio Rodrigues e equipe para dialogar acerca da comunicação entre os auditores fiscais federais agropecuários e o Sindicato com objetivo de produzir material de divulgação da carreira e dos serviços.

Affas podem ceder informações ao Sindicato para divulgação da carreira e serviços, assegura secretário executivo adjunto do MAPA
Foto: Anffa Sindical

Tal medida foi necessária em razão da publicação do Ofício Circular nº 09/2023 que definiu um fluxo interno para concessão de entrevistas e esclarecimentos demandados pela imprensa, determinando que todas as respostas a essas demandas deveriam ser feitas pela Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério. Muitos auditores interpretaram que a determinação para a imprensa, contida na portaria, valia também para o sindicato.

Desse modo, e após análise do material produzido pelo Sindicato, o secretário reconheceu que a edição do normativo “não teve o objetivo de atingir o notável e necessário trabalho educativo que o Anffa Sindical realiza” a exemplo de campanhas como a do Bacalhau, a de Bebidas - vinhos e espumantes, diferenciação de Tender e Chester e, mais recentemente, a que trata sobre a compra de Pescado.

Nesse contexto, o Diretor de Comunicação do Anffa Sindical, Antonio Andrade pontuou que entrevistas a respeito de temas técnicos são fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de material, uma vez que há a necessidade de instruir o consumidor sobre especificidades dos produtos, e complementou: 

“O papel da comunicação no âmbito do Sindicato é distinto do trabalho realizado pela imprensa. Além disso, é de praxe a submissão de todo e qualquer material informativo para revisão da fonte e/ou seu departamento. Solicitações de alterações ao texto após a revisão são prontamente atendidas; tudo isso com o objetivo de eliminar quaisquer inconsistências de caráter técnico que possam trazer prejuízos à sociedade e ao serviço dos auditores fiscais federais agropecuários”, explicou.

Além disso, destaca Andrade “não pretendemos substituir ou concorrer com a comunicação oficial. Qualquer tema técnico que esteja sob sigilo oficial do Mapa será sempre preservado”.

Diante do exposto, a secretaria-executiva solicitou o alinhamento das novas diretrizes de comunicação para com o Sindicato junto à Coordenação de Comunicação do MAPA, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito no período anterior ao Ofício Circular.

Luiz Rodrigues finalizou assegurando à equipe do Sindicato que haverá tranquilidade para a cessão de informações feitas diretamente por affas em comunicação com o Anffa Sindical, destacando que não haverá desentendimentos nesse sentido, mas sim um trabalho de colaboração em prol da educação sanitária e da saúde única junto à sociedade.

Participaram do encontro o Secretário - Executivo Adjunto do MAPA, Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues de Souza, a Assessora da Secretaria - Executiva, Elisa Cardoso Batista, as Assessoras Especiais de Comunicação Social (AECS), Carla Madeira Reis e Sabrina Craide, o Presidente e Vice do Anffa Sindical, Janus Pablo Fonseca e Ricardo Aurélio Nascimento, o Diretor de Departamento de Relações Institucionais, Felipe Corrêa, o Diretor de Comunicação, Antonio Andrade, a Assessora de Comunicação do Anffa Sindical, Maria do Socorro Agner e o Diretor de Assuntos Jurídicos, Rogério Ferreira.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573