Conselho de Delegados Sindicais (CDS) aprova indicativo de operação padrão

Diante da apresentação da Lei Orçamentária Anual 2024 que destinou cerca de R$ 1,5 bilhão no orçamento de 2024 para reajustes e reestruturações de carreiras, medida considerada insuficiente para o atendimento a essas demandas, bem como a  insatisfação causada entre os servidores do executivo federal na última semana, quando o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou proposta de 1% de reajuste salarial para o próximo ano (saiba mais aqui), diversas entidades têm convocado suas diretorias e conselhos para deliberar sobre os próximos passos, entre elas, o Anffa Sindical.

Conselho de Delegados Sindicais (CDS) aprova indicativo de operação padrão
Designed by Aleksandr_Samochernyi / Freepik Edição Anffa Sindical

Desse modo, estiveram reunidos na manhã de hoje (04) cerca de 20 delegados sindicais e 10 membros da Direx para deliberar sobre um indicativo de operação padrão “a mobilização precisa ser não somente política, como temos feito de forma ininterrupta, mas também de nossas bases por meio de uma operação padrão”, conforme explicou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo.

Além do reajuste linear, foi pautada também a reestruturação remuneratória da carreira, isso porque foram abertas hoje (04) as Mesas Específicas de Negociação junto ao MGI. Conforme definido no último mês, as negociações serão segmentadas por ciclos, de acordo com as especificidades das categorias, porém a depender do tamanho das carreiras e da necessidade de aporte orçamentário para o atendimento a esses pedidos, a negociação pode delongar nos próximos meses, o que não é de interesse do Anffa Sindical.

“Temos a necessidade de que seja feita uma gestão intensa no sentido de convocação imediata dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários para a Mesa Específica de Negociação, para que tenhamos tempo para negociar. Não aceitaremos de forma passiva que algumas carreiras tenham prioridade de atendimento em um cenário no qual temos trabalhado há no mínimo uma década o tema reestruturação” , declarou Janus.

Ricardo Aurélio, vice presidente do Anffa Sindical, destacou que embora a publicação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 tenha definido valores insuficientes para a reestruturação sequer da menor das carreiras que pleiteiam, “há margem para a alterar a porcentagem do orçamento”.

Desse modo, a direx convocou os Delegados Sindicais que abriram votação para o Anffa Sindical se posicione a favor ou contra o indicativo de operação padrão, de modo que a proposta foi aprovada por unanimidade, pelos representantes das 21 delegacias presentes.

A partir disso, os Auditores Agropecuários apresentarão  proposta de Operação Padrão para todas as carreiras na Plenária Nacional dos Servidores Públicos, pautada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) no próximo dia 16/09, ocasião na qual, as entidades discutirão estratégias coletivas de ação diante do cenário político-econômico.

Definidos os posicionamentos na Plenária do dia 16/09, haverá então  nova reunião do CDS para análise da situação e das alternativas propostas pelos Fóruns.
Qualquer decisão por mobilização será decidida somente em Assembleia Geral Nacional Extraordinária.

Acompanhe o site do Anffa Sindical e confira as atualizações desta pauta.