Mapa capacita Affas e Técnicos para uso de drones em ações de fiscalização

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) finalizou na última quinta-feira (31), a capacitação da quarta turma do curso de operador de drone, realizado em São Paulo/SP.

Mapa capacita Affas e Técnicos para uso de drones em ações de fiscalização
Foto: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf)

Coordenado pela Divisão de Aviação Agrícola (DIAA) e desenvolvido com recursos liberados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Prodefesa), a capacitação contemplou 104 profissionais entre Auditores Fiscais Federais Agropecuários e demais carreiras técnicas do ministério.

Dividido em duas partes, teórica e prática, a primeira delas foi realizada no ambiente virtual da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), com duração de 48 horas. Logo após, na parte prática que teve 24 horas de duração, os participantes foram divididos em quatro turmas, cujas aulas foram realizadas entre os meses de março a agosto deste ano. Além das entidades já mencionadas, contribuiu também a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sediada no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Botucatu-SP.

Na capacitação os servidores conheceram as regras para utilização de equipamentos e de softwares diversos, como sistemas de programação de voos, imageamento, extração de dados e análise de imagens, que servirão de base para as atividades a serem realizadas em campo nas ações de fiscalização e também nas auditorias de atividades sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

“Todo aprendizado e os equipamentos que o Mapa vier a utilizar, propiciarão ganhos de eficiência em nossas ações. As imagens e dados obtidos com os voos servirão de incremento às provas na apuração de eventuais ilícitos e os drones serão úteis na segurança dos servidores, já que evitarão exposição destes a situações de risco, a exemplo das operações do Vigifronteira e às de combate a contrabando de produtos agropecuários” , elogiou a Auditora Fiscal Federal Agropecuária e chefe da Divisão de Aviação Agrícola, Uéllen Lisoski Duarte Colatto.

Em complemento, o Affa Roberto Siqueira Filho, um dos coordenadores e também participante do treinamento, relacionou o uso dos equipamentos a mais uma situação prática vivenciada pelos servidores do Mapa. “Uma experiência bastante recente do uso dos drones refere-se às ações relacionadas à saúde animal, especialmente no momento em que vivemos a emergência zoosanitária de influenza aviária. Os drones possibilitam a busca de possíveis focos, na medida em que são identificadas aves com sintomas da doença” , informou.

Ainda em diálogo com o domínio da tecnologia aplicada às ações de defesa agropecuária, o instrutor Marcelo Denadai considerou a capacitação um “evento notável, de importância histórica, sendo conduzido por um conjunto de servidores de diferentes regiões do país altamente comprometidos em ajustar a tecnologia às demandas de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária” .

Para Lucas de Souza, a experiência prática vai fazer com que os profissionais se aprofundem no mundo da pilotagem de drones, o que por sua vez trará segurança aos servidores quanto ao uso desses equipamentos, levando à atuação como multiplicadores do conhecimento junto aos demais colegas.

Confira abaixo a galeria de imagens do curso profuzida pela Fepaf.